Ator francês Arnaud Denis morre por eutanásia na Bélgica aos 43 anos

O ator, diretor e dramaturgo francês Arnaud Denis morreu nesta terça-feira, 22, aos 43 anos, na Bélgica, após ser submetido a eutanásia, procedimento que provoca a morte a pedido do próprio paciente. Ele enfrentava graves problemas de saúde que, segundo seu relato, começaram depois de uma cirurgia para tratar uma hérnia inguinal, realizada em julho de 2023.
Durante o procedimento, Denis recebeu uma prótese de polipropileno. Seu estado se deteriorou nos meses seguintes, com dores intensas e outros sintomas. Em abril de 2024, ele viajou aos Estados Unidos para retirar o implante, mas os problemas continuaram e o levaram a abandonar a carreira artística.
Denis criou nas redes sociais o grupo “Vítimas Francesas de Próteses de Hérnia”, que soma centenas de relatos de pessoas que afirmam ter sofrido efeitos adversos associados aos implantes. O grupo pretende reunir denúncias e buscar uma investigação sobre os casos.
A denúncia apresentada por Denis contra o fabricante da prótese e os médicos envolvidos no procedimento foi arquivada pelo Ministério Público de Paris em agosto. Segundo as autoridades, embora fosse possível considerar uma relação entre os sintomas e o implante, não havia comprovação científica que permitisse caracterizar uma infração penal.
Conhecido principalmente pelo trabalho no teatro, Denis também atuou no cinema e na televisão. Entre seus trabalhos estavam adaptações de “A Importância de Ser Constante” e “As Ligações Perigosas”.
Principais informações
- Arnaud Denis, ator, diretor e dramaturgo francês, morreu aos 43 anos por eutanásia na Bélgica.
- Segundo seu relato, os problemas de saúde começaram após uma cirurgia de hérnia inguinal em julho de 2023, com implante de prótese de polipropileno.
- Ele viajou aos Estados Unidos em abril de 2024 para retirar o implante, mas os sintomas continuaram e ele deixou a carreira artística.
- Denis criou o grupo “Vítimas Francesas de Próteses de Hérnia”, com centenas de relatos de efeitos adversos.
- A denúncia contra o fabricante da prótese e os médicos foi arquivada pelo Ministério Público de Paris em agosto.

