Eleitorado com deficiência cresce no interior de SP e Rio Preto lidera alta

Eleitorado com deficiência cresce no interior de SP e Rio Preto lidera alta

O número de eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida aptos a votar cresceu em cidades do interior de São Paulo em comparação ao último pleito geral, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). São José do Rio Preto é o município com maior aumento percentual no indicador.

A expansão reflete iniciativas de acessibilidade da Justiça Eleitoral, como urnas eletrônicas com audiodescrição, intérpretes de Libras e adequação dos locais de votação. As medidas visam dar mais autonomia e facilidade no exercício do direito ao voto.

Os dados por cidade mostram: Rio Preto tem 3.911 eleitores nessa condição, alta de 38%; Araçatuba, 1.830 (+20%); Presidente Prudente, 3.051 (+15%); Bauru, 4.590 (+13%); Sorocaba, 9.741 (+6%); e Jundiaí, 5.242 (+5%).

Nas eleições de 2026, estarão em disputa os cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. O voto é obrigatório para pessoas alfabetizadas entre 18 e 70 anos, e facultativo para jovens de 16 e 17 anos, maiores de 70 e analfabetos.

Principais informações

  • Eleitores com deficiência crescem em cidades do interior de São Paulo, segundo o TSE.
  • São José do Rio Preto lidera com 3.911 eleitores e alta de 38%.
  • Acessibilidade inclui urnas com audiodescrição, intérpretes de Libras e locais adaptados.
  • Eleições de 2026 terão cinco cargos em disputa.
  • Voto é obrigatório para alfabetizados de 18 a 70 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *