Papa Leão XIV pede a Putin trégua em Oleshky para levar ajuda humanitária à Ucrânia

Papa Leão XIV pede a Putin trégua em Oleshky para levar ajuda humanitária à Ucrânia

O papa Leão XIV pediu ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, uma trégua na cidade ucraniana de Oleshky, na região de Kherson, no sul da Ucrânia, para permitir a entrega de ajuda humanitária e médica à população civil. O apelo foi feito em conversa telefônica nesta sexta-feira, 16.

Segundo comunicado da Santa Sé, o pontífice manifestou preocupação com a grave situação humanitária enfrentada pelos moradores de Kherson e defendeu a retirada voluntária e segura dos residentes da localidade. O pedido busca criar condições para o fornecimento de alimentos e assistência médica aos civis, e o papa reafirmou o compromisso do Vaticano com o diálogo e a busca pela paz.

O Kremlin informou que Putin concordou em cooperar com a iniciativa do Vaticano para garantir a segurança dos moradores e organizar o envio de suprimentos essenciais. O comunicado russo, no entanto, não mencionou compromisso específico com o cessar-fogo solicitado pelo papa e não detalhou como a operação será realizada.

Oleshky está sob controle russo desde fevereiro de 2022, quando as forças de Moscou avançaram sobre o território ucraniano. Rússia e Ucrânia acusam-se mutuamente de dificultar o fornecimento de mantimentos à população da cidade, e as forças ucranianas pretendem retomar o controle da localidade, o que mantém a região sob tensão militar.

Leão XIV fez a ligação enquanto se recupera de uma cirurgia no pulmão, em Roma. O pontífice está internado no Hospital Policlínico Gemelli desde a última terça-feira, 13, e os médicos retiraram um adenocarcinoma pulmonar, um tipo de câncer.

Em boletim divulgado nesta sexta-feira, o Vaticano informou que o estado geral do papa apresenta melhora constante. Segundo a Santa Sé, ele já consegue realizar atividades cotidianas de forma autônoma e celebrou uma missa no hospital.

Esta foi a segunda conversa telefônica conhecida entre Leão XIV e Putin. Os dois já haviam conversado em junho de 2025, quando o pontífice também defendeu o diálogo para buscar uma solução para a guerra entre Rússia e Ucrânia e ofereceu o Vaticano como possível local para negociações de paz.

Principais informações

  • Leão XIV pediu a Putin trégua em Oleshky para levar ajuda humanitária e médica à população civil
  • O papa também defendeu a retirada voluntária e segura dos moradores da cidade, na região de Kherson
  • O Kremlin disse que Putin vai cooperar, mas não citou compromisso com o cessar-fogo solicitado
  • Oleshky está sob controle russo desde fevereiro de 2022 e a região segue sob tensão militar
  • O pontífice fez a ligação enquanto se recupera de cirurgia para retirada de adenocarcinoma pulmonar no hospital Gemelli

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *