Galípolo: expansão do crédito leva a aumento do endividamento

Em evento com o mercado financeiro promovido pela Federação Brasileira de Bancos, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou nesta segunda-feira, 24, que o crescimento do crédito vem acompanhado, por natureza, do aumento do endividamento das famílias. Para ele, todo empréstimo concedido por uma instituição financeira é uma dívida contraída por alguém.
Galípolo destacou que a teoria econômica indica que o endividamento costuma crescer em períodos de juros mais baixos, pois taxas elevadas inibem a tomada de recursos. 'Não dá para ficar contente com uma notícia de que o crédito cresceu e depois reclamar que o endividamento também cresceu', disse.
O presidente do BC também comentou o impacto do Pix. Ele avaliou que a ferramenta proporcionou inclusão financeira 'muito forte', especialmente entre a população de baixa renda. Dados do Banco Central mostram que 74% dos adultos inscritos no Cadastro Único têm chave Pix cadastrada.
Galípolo, no entanto, alertou que a facilidade de acesso a serviços financeiros ampliou o uso do cartão de crédito e, com ele, o endividamento. Dos 96 milhões de usuários de cartão, 52,8 milhões possuem dívidas, seja no rotativo ou no parcelamento com juros.
Desde a criação do Pix, 37 milhões de pessoas passaram a usar cartão de crédito. Hoje, 54% da renda das famílias está comprometida com o pagamento de faturas.
Para Galípolo, o risco do endividamento no cartão transcende a estrutura de pagamento e se confunde com a questão do crédito. Ele defendeu que reduzir o custo do sistema é desejável e que a política monetária é usada para conter o crescimento do endividamento.
Principais informações
- Expansão do crédito implica aumento do endividamento das famílias.
- 74% dos adultos do Cadastro Único têm chave Pix.
- 52,8 milhões de usuários de cartão de crédito têm dívidas.
- 37 milhões de pessoas passaram a usar cartão desde o Pix.
- 54% da renda familiar é comprometida com faturas de cartão.

