Fábio Faria vai à Justiça contra memes e posts que o ligam a festas de Daniel Vorcaro

O ex-ministro das Comunicações Fábio Faria, casado com Patrícia Abravanel, decidiu acionar a Justiça contra sites e perfis em redes sociais que, segundo seus advogados, lhe atribuíram condutas que não constam dos diálogos obtidos pela Polícia Federal na investigação sobre as festas do ex-banqueiro Daniel Vorcaro.
Além das ações, Faria informou que pretende mapear memes e publicações impulsionadas que circularam nas redes sobre o caso. Interlocutores ouvidos pela Folha relataram que a exposição na semana anterior provocou consequências graves para a família do ex-ministro.
As conversas extraídas do celular de Vorcaro indicam que Faria teria ajudado o banqueiro a convidar autoridades para eventos privados. A defesa sustenta que ele apenas repassava convites a pedido do anfitrião e que nenhuma das autoridades mencionadas compareceu às festas.
Entre os nomes citados nas mensagens estão os senadores Davi Alcolumbre e Rodrigo Pacheco e o ministro do STF Dias Toffoli. Segundo os advogados, registros de agendas oficiais e de voos podem demonstrar que essas autoridades estiveram ausentes dos eventos.
Os diálogos também apontam que Faria teria atuado para viabilizar um encontro entre Vorcaro e o ministro Alexandre de Moraes. Em uma das conversas, encaminhou ao banqueiro uma mensagem atribuída ao magistrado com proposta de horário; em outro trecho, disse que iria remarcar com Alex e pediu o endereço de Vorcaro para repassá-lo ao ministro.
As mensagens revelam ainda que Faria advertiu Vorcaro sobre o risco de vazamento de fotos e vídeos da festa na casa noturna Madame Satã. Citou como exemplo um evento de Neymar que repercutiu na imprensa no período e pediu que o banqueiro reduzisse o número de brasileiras na lista de convidados. Neymar não é investigado no caso Master e foi mencionado apenas como exemplo de risco de exposição.
A análise da PF detalhou os eventos promovidos por Vorcaro. Uma festa com temática de Halloween ocorreu em outubro de 2023 na Madame Satã, em São Paulo, e teria reunido cerca de 120 mulheres e 20 homens, com apresentações de Solomun, DJ Ninja, DJ Vintage e Swedish H. Mafia, além de mulheres trazidas do exterior.
A PF identificou também festas em uma embarcação de luxo em Angra dos Reis, onde haveria bebidas, drogas e garotas de programa.
Os advogados de Faria afirmam que ele conhecia Vorcaro havia cerca de 15 dias quando os diálogos sobre a festa foram trocados. A defesa diz que ele não participou da organização dos eventos, limitando-se ao repasse de convites, e declarou em nota que a participação se limitou a isso.
Principais informações
- Fábio Faria, ex-ministro das Comunicações e marido de Patrícia Abravanel, decidiu acionar a Justiça contra sites e perfis que o associaram às festas de Daniel Vorcaro.
- A defesa diz que ele apenas repassava convites a pedido do anfitrião e que nenhuma autoridade mencionada nas mensagens compareceu aos eventos.
- Diálogos recuperados pela PF citam os senadores Davi Alcolumbre e Rodrigo Pacheco e o ministro Dias Toffoli, além de tratativas para um encontro com Alexandre de Moraes.
- Mensagens mostram Faria alertando Vorcaro sobre risco de vazamento de imagens da festa na Madame Satã, citando um evento de Neymar como exemplo de exposição.
- A PF aponta festa de Halloween em outubro de 2023 na Madame Satã, em São Paulo, e eventos em embarcação de luxo em Angra dos Reis.

