EUA classificam PCC e Comando Vermelho como organizações terroristas; Brasil fica de fora

EUA classificam PCC e Comando Vermelho como organizações terroristas; Brasil fica de fora

Os Estados Unidos classificaram o PCC e o Comando Vermelho como organizações terroristas e preparam operações terrestres contra as facções com apoio de Colômbia, Equador, Argentina, Paraguai, Chile e El Salvador. O Brasil, país de origem das duas organizações, ficou de fora da aliança.

A informação faz parte de um artigo da Revista Oeste que critica a postura do governo brasileiro. Segundo o texto, reportagens recentes indicam que o governo brasileiro atuou nos bastidores diplomáticos para evitar a classificação das facções como terroristas em Washington.

O artigo afirma que o Comando Vermelho surgiu em Ilha Grande, no Rio de Janeiro, do convívio entre presos comuns e militantes da esquerda armada. Já o PCC teria herdado tecnologias de coordenação de aliados do mesmo campo político, incluindo integrantes do MIR chileno, sequestradores de Abílio Diniz e frequentadores do Foro de São Paulo.

O texto também menciona que as facções submetem cerca de 30% da população brasileira às próprias leis e que a resposta ao crime organizado "não veio de dentro, mas de fora". A publicação diz que o Brasil assiste, à margem, à própria soberania ser exercida por estrangeiros.

Principais informações

  • EUA classificam PCC e Comando Vermelho como organizações terroristas e preparam operações terrestres.
  • Colômbia, Equador, Argentina, Paraguai, Chile e El Salvador apoiam a ação; Brasil fica de fora.
  • Revista Oeste afirma que governo brasileiro fez lobby contra a classificação em Washington.
  • Artigo diz que facções submetem cerca de 30% da população brasileira às próprias leis.
  • Texto aponta origem do CV em Ilha Grande e influência do MIR chileno na formação do PCC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *