Celular de Vorcaro: mensagens mostram advogado citando apoio de Lula e do PT à venda do Master ao BRB

Celular de Vorcaro: mensagens mostram advogado citando apoio de Lula e do PT à venda do Master ao BRB

Mensagens encontradas pela Polícia Federal no celular de Daniel Vorcaro indicam que o banqueiro buscou apoio do presidente Lula e de integrantes do PT enquanto tentava viabilizar a venda do Banco Master ao BRB. O conteúdo foi divulgado neste domingo, 18, pela revista Veja.

De acordo com as conversas, o advogado Walfrido Warde atuou para aproximar Vorcaro de Lula e de integrantes do governo. Entre abril de 2023 e julho de 2025, ele mencionou o presidente em pelo menos 20 mensagens enviadas ao banqueiro.

Em uma delas, Warde prometeu conseguir uma audiência de Vorcaro com o presidente; em outra, relatou ter saído da sala de Lula. O advogado também organizou encontros entre os dois: em novembro de 2024, avisou que a reunião do banqueiro ocorreria em uma quarta-feira às 11h, e o encontro foi realizado em 4 de dezembro. Depois, disse que daria um "feedback do homem". Em janeiro de 2025, escreveu que havia estado com o presidente naquele dia.

Em março de 2025, Warde afirmou, em áudio enviado a Vorcaro no dia 30, dois dias após o anúncio da compra de 58% do Master pelo BRB, que a Globo tentava enfraquecer o apoio que o banqueiro teria no Planalto e no PT. Para embasar a avaliação, encaminhou uma reportagem de O Globo sobre a consultoria prestada ao Master pelo ex-ministro Guido Mantega e sobre o encontro entre Vorcaro e Lula articulado por ele no Planalto.

As mensagens também mostram Vorcaro tentando mobilizar interlocutores políticos em meio à negociação com o BRB. Em julho de 2025, ele pediu a Warde que transmitisse um recado a Lula. Em um grupo chamado "Amigos", o advogado escreveu que "nós vamos quebrar tudo" e pediu que avisasse o chefe.

Em agosto, Paulo Henrique Costa, então presidente do BRB, perguntou a Vorcaro se Lula apoiava a operação. O banqueiro sugeriu tratar do assunto por "Edinho", em provável referência a Edinho Silva, presidente do PT, e escreveu que era melhor por ele, para não expor o presidente.

A venda do Master ao BRB não foi concluída. Em novembro de 2025, o Banco Central decretou a liquidação da instituição.

Principais informações

  • PF encontrou no celular de Daniel Vorcaro mensagens sobre a busca por apoio de Lula e do PT à venda do Master ao BRB
  • Walfrido Warde mencionou Lula em ao menos 20 mensagens entre abril de 2023 e julho de 2025
  • O advogado organizou encontros entre o banqueiro e o presidente, incluindo um em 4 de dezembro
  • Vorcaro pediu recados a Lula durante a negociação com o BRB e sugeriu tratar do tema por Edinho para não expor o presidente
  • A venda não foi concluída e o Banco Central decretou a liquidação do Master em novembro de 2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *