Ataque de drones atinge refinaria em Moscou no último dia da eleição parlamentar russa

Ataque de drones atinge refinaria em Moscou no último dia da eleição parlamentar russa

Um ataque de drones atingiu uma refinaria de petróleo em Moscou neste domingo, 20, último dia das eleições parlamentares na Rússia, e deixou dois mortos na região, segundo autoridades russas. O prefeito da capital, Sergei Sobyanin, afirmou que a defesa do país interceptou mais de 1,6 mil drones desde sábado, cerca de 450 deles direcionados a Moscou, e que parte dos equipamentos atingiu as instalações da refinaria.

O governador da região de Moscou, Andrei Vorobyov, informou que uma mulher de 44 anos e um homem idoso morreram em dois pontos diferentes da região. Um prédio de 21 andares precisou ser evacuado depois de ser atingido pela estrutura de um drone, e cerca de 400 pessoas, incluindo 70 crianças, deixaram o edifício. As autoridades locais também registraram danos em um edifício residencial.

Sobyanin classificou a ofensiva como sem precedentes e disse que ela foi claramente planejada para interromper as eleições, acrescentando que o inimigo não obteve êxito. As autoridades russas não apresentaram evidências públicas que comprovem a motivação atribuída à Ucrânia.

Kiev não assumiu formalmente a autoria dos ataques à área residencial de Moscou. O presidente Volodymyr Zelensky, no entanto, confirmou que as forças ucranianas realizaram ataques de longo alcance contra instalações russas e afirmou que uma das estruturas atingidas pertence a um dos principais complexos da indústria petrolífera do país. Segundo ele, os alvos geram recursos usados para financiar a guerra, e os sistemas empregados incluíram drones dos modelos FP-1 e RZ-100.

A ofensiva ocorreu no terceiro e último dia da eleição para a Duma, a Câmara Baixa do Parlamento russo, iniciada na sexta-feira 18. Trata-se da primeira eleição parlamentar no país desde o início da invasão em larga escala da Ucrânia, em fevereiro de 2022. A votação ocorre em um cenário de forte controle político e com restrições à participação de candidatos contrários à guerra.

O pleito também registrou relatos de ataques cibernéticos contra sistemas de votação on-line. Autoridades russas afirmaram ter contido as ofensivas contra o sistema eleitoral de Moscou.

O ataque deste domingo ocorre em meio a uma série de ofensivas russas e ucranianas contra instalações de energia. A Ucrânia tem intensificado o uso de drones de longo alcance contra estruturas de petróleo e gás da Rússia, enquanto Moscou mantém ataques contra cidades e infraestrutura ucranianas.

Principais informações

  • Drones atingiram uma refinaria de petróleo em Moscou no domingo, 20, deixando dois mortos na região
  • Sobyanin disse que a defesa russa interceptou mais de 1,6 mil drones desde sábado, cerca de 450 direcionados à capital
  • Um prédio de 21 andares foi evacuado, com cerca de 400 pessoas retiradas, incluindo 70 crianças
  • O ataque ocorreu no último dia da eleição para a Duma, a primeira desde a invasão da Ucrânia em 2022
  • Kiev não reivindicou formalmente os ataques à área residencial, mas Zelensky confirmou ofensivas de longo alcance

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *