Estudantes criam aplicativos para visão, enchentes e ensino em olimpíada de tecnologia

Estudantes criam aplicativos para visão, enchentes e ensino em olimpíada de tecnologia

Estudantes que participam de competições de tecnologia têm desenvolvido ferramentas para resolver problemas práticos do cotidiano, como saúde ocular, prevenção de enchentes e educação infantil. Os projetos foram apresentados na Olimpíada Brasileira de Tecnologia e aplicam o conhecimento técnico para responder a necessidades sociais e comunitárias.

Para o especialista em Inteligência Artificial Leandro Furlan, exercitar a tecnologia em situações reais ajuda a desenvolver o senso crítico dos jovens. Segundo ele, a programação deixa de ser apenas uma ferramenta e passa a funcionar como uma forma de compreender e intervir em diferentes áreas da sociedade.

O consultor em Inovação e Estratégia Evandro Milet reforça que projetos estudantis podem representar o ponto de partida de soluções complexas, seguindo a lógica das startups que identificam uma dor para criar um negócio.

Entre as soluções apresentadas está o Blink, criado pela equipe REST, que busca reduzir os impactos do uso prolongado de telas na visão por meio da câmera do celular. A ferramenta analisa a qualidade e a frequência das piscadas, identifica sinais de fadiga ocular e sugere exercícios e pausas ao usuário.

O Blink recebeu medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Tecnologia. O projeto foi desenvolvido por Lucas Chaves de Castro, Pedro Henrique Teodolino Andrade, Davi Nogueira de Bem, João Amaro Marins, Caio Rodrigues de Souza Aguiar e Malu Mariani Diaz Horta.

Na área de segurança pública e civil, a equipe Aquíferas desenvolveu o KnoWaters, aplicativo conectado a sensores que monitoram o nível da água para auxiliar na prevenção de enchentes. A ferramenta oferece mapas colaborativos de áreas vulneráveis e indica pontos seguros de evacuação.

A equipe Aquíferas é formada por Sophia Morais, Francisco Leal Alves, Juliana Brommonschenkel Corrêa, Eduardo Zardo Soares, Lorran Calazans Meneguelli e Murilo Gomes Carvalho Góes.

Na educação, o grupo Compilando Ideias criou uma ferramenta voltada para alunos do ensino fundamental I. O aplicativo usa métodos de gamificação, videoaulas e simulações para ensinar matemática e educação financeira, além de permitir que professores e responsáveis acompanhem o progresso dos estudantes.

O grupo Compilando Ideias integra Ana Julia Santos Siqueira, Thainini Rodrigues Sabino, Lavinia Lima Rodrigues da Silva, Kayla Wencionek Teixeira, Carlos Eduardo Ferrari Martins e Ana Beatriz Borges Julião.

A participação em competições desse tipo é vista como oportunidade de crescimento em autonomia e colaboração, incentivando o estudante a deixar de ser apenas consumidor de tecnologia para se tornar produtor de conhecimento prático.

Principais informações

  • Projetos de estudantes foram apresentados na Olimpíada Brasileira de Tecnologia.
  • O aplicativo Blink usa a câmera do celular para analisar piscadas e sinais de fadiga ocular, e recebeu medalha de ouro.
  • O KnoWaters monitora o nível da água com sensores, oferece mapas de áreas vulneráveis e indica pontos de evacuação.
  • O grupo Compilando Ideias criou ferramenta com gamificação e videoaulas para matemática e educação financeira no ensino fundamental I.
  • Especialistas afirmam que aplicar tecnologia em situações reais desenvolve o senso crítico e pode originar soluções complexas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *