Senadores da CCAI preparam convocação de ministro da Justiça e convite ao diretor-geral da PF

Senadores da CCAI preparam convocação de ministro da Justiça e convite ao diretor-geral da PF

Senadores que integram a Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) preparam para o início da semana uma ofensiva que prevê a convocação do ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva, e o convite ao diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, para prestarem esclarecimentos sobre episódios recentes que agitaram Brasília.

Os dois requerimentos necessários para formalizar a convocação e o convite já foram redigidos pelo senador Esperidião Amin (PP).

No caso do ministro da Justiça, a expectativa é que ele explique os desdobramentos em torno do afastamento e da posterior recondução de Andrei Rodrigues ao comando da PF.

Já o diretor-geral da corporação deverá ser questionado sobre os relatórios de inteligência elaborados pela Polícia Federal que serviram de base para o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes solicitar a abertura de investigação contra o ministro André Mendonça.

A movimentação ganha força diante da postura do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que tem evitado levar ao Congresso o debate sobre a crise envolvendo o Supremo. O comportamento gerou irritação entre parlamentares de diferentes bancadas. "Há um silêncio do Alcolumbre e o Senado está fechado até para discursos", afirmou o senador Eduardo Girão (Novo-CE), acrescentando que só ao presidente da Casa interessa um Senado calado neste momento.

Na quarta-feira, enquanto a crise se aprofundava, a única sessão agendada no Senado era para celebrar o "Dia Nacional da Limpeza", o que ampliou o descontentamento de parte dos congressistas.

Um grupo de parlamentares insiste na abertura de um processo de impeachment contra Alexandre de Moraes, motivado pela divulgação de mensagens trocadas entre o magistrado e Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. Alcolumbre, porém, já se posicionou publicamente contra a iniciativa.

As razões para o distanciamento do presidente do Senado da crise podem ter raízes mais profundas. No mês passado, ele participou de um encontro com o presidente Lula na residência de Alexandre de Moraes, em Brasília. Também esteve presente na reunião o ministro do STF Cristiano Zanin. Segundo informações, os dois magistrados teriam sido os responsáveis por promover a reaproximação entre Lula e Alcolumbre.

Conforme revelou a revista Veja, Alcolumbre foi citado em uma proposta de delação premiada feita por Daniel Vorcaro. De acordo com o relato do banqueiro, o presidente do Senado teria sido destinatário de 30 milhões de dólares depositados em uma conta no exterior. O fato reforça a leitura de que ele tem motivos pessoais para se manter afastado do embate com o STF.

Principais informações

  • Senadores da CCAI preparam convocação do ministro da Justiça e convite ao diretor-geral da PF para o início da semana
  • Os requerimentos foram redigidos pelo senador Esperidião Amin (PP)
  • O ministro da Justiça deve explicar o afastamento e a recondução de Andrei Rodrigues ao comando da PF
  • Andrei Rodrigues será questionado sobre relatórios da PF que embasaram investigação contra André Mendonça
  • Parlamentares criticam o silêncio de Davi Alcolumbre, que já se posicionou contra o impeachment de Alexandre de Moraes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *