MP pede manutenção da prisão de Deolane e a aponta como principal do núcleo financeiro do PCC

MP pede manutenção da prisão de Deolane e a aponta como principal do núcleo financeiro do PCC

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) pediu nesta quinta-feira (20) que a influenciadora e advogada Deolane Bezerra e os outros réus da Operação Vérnix continuem presos. A operação investiga um suposto esquema de lavagem de dinheiro vinculado ao Primeiro Comando da Capital (PCC).

No documento, os promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) afirmam que os motivos da prisão preventiva seguem válidos, especialmente para assegurar a ordem pública e a aplicação da lei penal. A revisão é obrigatória a cada 90 dias. Deolane está detida desde 21 de maio.

Conforme a denúncia do MP, a organização criminosa tinha três núcleos: o decisório, formado pelo chefe do PCC, Marco Willians Herbas Camacho, e por Alejandro Juvenal Herbas Camacho Junior; o operacional; e o financeiro. O Gaeco diz que Deolane seria 'a principal integrante do núcleo financeiro', encarregada de ocultar e dissimular recursos ilegais por meio de contas dela e de suas empresas, além de convertê-los em bens de alto valor.

A Promotoria também menciona que dois denunciados, Paloma Sanches Herbas Camacho e Leonardo Alexsander Ribeiro Herbas Camacho, continuam foragidos. Para o Gaeco, isso reforça a necessidade de manter a prisão preventiva para garantir a aplicação da lei penal.

Em julho, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) negou por unanimidade um pedido de habeas corpus feito pela defesa de Deolane. A desembargadora Renata Cantello, relatora do caso, afirmou que as alegações da defesa e um relatório da OAB-SP eram 'meras insatisfações com a rigidez natural do regime de reclusão e questões de gestão administrativa interna', sem demonstrar ilegalidade na prisão ou justificar a domiciliar. Ela ainda destacou que a inscrição de Deolane na OAB está suspensa desde a prisão.

De acordo com a denúncia, o grupo usava empresas de fachada e 'laranjas' para esconder a origem do dinheiro. Análises de documentos fiscais e bancários e relatórios técnicos apontariam a movimentação de grandes quantias e a conversão desses valores em ativos com aparência de origem legal.

Principais informações

  • MP-SP pede a manutenção da prisão preventiva de Deolane Bezerra e outros réus da Operação Vérnix.
  • Gaeco afirma que Deolane é a principal integrante do núcleo financeiro do esquema.
  • Dois denunciados seguem foragidos, o que reforçaria o pedido do MP.
  • TJ-SP negou habeas corpus à influenciadora em julho.
  • Deolane está presa desde 21 de maio e com inscrição na OAB suspensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *