Lula perde em 6 dos 9 estados do Nordeste para governos, aponta agregador de pesquisas

Levantamento com pesquisas de Datafolha, Quaest, Ipec e Real Time Big Data mostra candidatos ligados ao PT ou apoiados por Lula atrás em seis dos nove estados do Nordeste para os governos estaduais, com dados até 27 de agosto. Em dois estados a disputa é híbrida; apenas no Piauí o campo lulista lidera com folga.
No Piauí, o governador Rafael Fonteles aparece com 56% a 60,6% das intenções de voto, enquanto Joel Rodrigues, principal adversário, oscila entre 18% e 21%. É o único estado em que o grupo político de Lula tem vantagem isolada e confortável.
Na Bahia, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto marca 45,4%, contra 39,1% do atual governador Jerônimo Rodrigues. No Ceará, Ciro Gomes lidera com 44,5%, à frente de Elmano de Freitas, também com 39,1%. Em Pernambuco, Raquel Lyra soma cerca de 44,5% na média agregada, enquanto João Campos, aliado de Lula, fica em torno de 40%. Pesquisas do fim de agosto mostram distância de aproximadamente 44,7% a 39,4%.
Em Alagoas, o governador JHC lidera com cerca de 45%, mas uma pesquisa Quaest de 24 de agosto apontou empate técnico com Renan Filho: 42% a 40%. No Rio Grande do Norte, Allyson Bezerra lidera na média, com cerca de 32%, mas levantamento recente da Quaest o colocou com 25%, contra 21% do petista Cadu Xavier e 19% de Álvaro Dias.
No Maranhão, Eduardo Braide aparece na frente com 43% a 44%, seguido por Orleans Brandão com cerca de 30%. O candidato do PT, Felipe Camarão, tem apenas 6%, reflexo de divisão na própria base governista do estado.
Paraíba e Sergipe têm cenários híbridos. Na Paraíba, Lucas Ribeiro lidera com margem entre 33% e 38%, à frente de Cícero Lucena. Em Sergipe, Fábio Mitidieri tem cerca de 40%, contra 33% a 34% de Valmir.
Na corrida presidencial, Lula mantém vantagem no Nordeste. Nos nove estados, ele aparece à frente do senador Flávio Bolsonaro. No Maranhão, são 58% a 20%; no Rio Grande do Norte, 56% a 19%; em Alagoas, 44% a 29%. No recorte regional mais recente do Datafolha, o petista tem 53% contra 25% de Flávio.
Principais informações
- Candidatos apoiados por Lula estão atrás em 6 dos 9 estados do Nordeste na disputa por governos.
- Piauí é o único estado com liderança confortável do campo lulista: Rafael Fonteles tem 56% a 60,6%.
- Na Bahia, Ceará e Pernambuco, oposição lidera com vantagem de 5 a 6 pontos percentuais.
- Apesar do cenário estadual, Lula lidera a corrida presidencial em todos os nove estados.

