Lula diz que Venezuela perdeu a soberania após captura de Maduro e critica ação dos EUA

Lula diz que Venezuela perdeu a soberania após captura de Maduro e critica ação dos EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira, 21, que a Venezuela perdeu a soberania desde a captura de Nicolás Maduro, ocorrida em janeiro, e classificou como “grave” a operação dos Estados Unidos que prendeu o então presidente venezuelano. As declarações foram feitas em entrevista à jornalista Christiane Amanpour, da CNN.

Na mesma entrevista, Lula disse que os Estados Unidos passam a impressão de estar governando a Venezuela. O país sul-americano é atualmente comandado pela ex-vice-presidente Delcy Rodríguez.

Também nesta segunda-feira, o presidente se reuniu com o prefeito de Nova York, Zohran Mamdani, na residência do embaixador brasileiro na ONU, Sérgio Danese. No encontro, os dois trocaram camisas de equipes esportivas: Lula entregou a Mamdani uma camisa do Corinthians e recebeu do prefeito uma camiseta produzida pelo New York City FC em homenagem à Copa do Mundo.

Durante a conversa, Lula quis saber quais são os principais problemas sociais de Nova York e disse não saber se a cidade tem periferia. Mamdani respondeu que o custo de vida é o maior desafio local. O prefeito elogiou o presidente brasileiro e o classificou como “fonte de inspiração”. “Foi uma honra passar esse tempo com o presidente Lula e descobrir como se faz para defender os trabalhadores, aqueles que vivem em dificuldade, que vivem em pobreza”, afirmou. Ao encerrar o encontro, Lula disse a Mamdani que ele deve se tornar um “soldado” no combate à pobreza.

A reunião com o prefeito nova-iorquino ocorreu às vésperas da abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, prevista para a próxima terça-feira, 22. Lula terá uma série de encontros bilaterais com chefes de Estado ao longo do evento. Até o momento, não há confirmação de uma reunião fechada entre o presidente brasileiro e Donald Trump.

Principais informações

  • Lula disse à CNN que a Venezuela perdeu a soberania após a captura de Nicolás Maduro, ocorrida em janeiro.
  • O presidente classificou como “grave” a operação dos Estados Unidos que prendeu Maduro.
  • Lula afirmou que os EUA passam a impressão de governar a Venezuela, hoje comandada por Delcy Rodríguez.
  • Lula se reuniu com o prefeito de Nova York, Zohran Mamdani, e trocou camisas de times com ele.
  • Mamdani disse que o custo de vida é o maior desafio de Nova York e chamou Lula de “fonte de inspiração”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *