EUA revogam visto do procurador-geral da Bolívia e de outras autoridades latino-americanas

Os Estados Unidos revogaram os vistos de entrada de autoridades latino-americanas, entre elas o procurador-geral da Bolívia, Roger Mariaca, acusado de corrupção. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 28, pelo Departamento de Estado, segundo o qual a medida busca "cumprir os compromissos de defender a governança democrática em nosso hemisfério contra a corrupção e o narcotráfico".
A lista inclui ainda ex-autoridades da Bolívia, da Colômbia, do Equador e do Peru, além de familiares, conforme relatou a Associated Press. A maior parte dos atingidos é boliviana: 22 procuradores e juízes. Também aparecem dois colombianos, dois equatorianos e um juiz peruano.
Em comunicado, o Departamento de Estado afirmou que "enfraquecer um governo democraticamente eleito representa uma ameaça à segurança e ao Estado de Direito nas Américas e não será tolerado".
Os quatro países têm hoje líderes que mantêm relações próximas com o presidente Donald Trump. Neste mês, o secretário de Estado, Marco Rubio, visitou Colômbia, Equador e Peru e prometeu apoio dos EUA aos trabalhos desses governos no combate ao tráfico de drogas e de pessoas.
Segundo os próprios líderes dessas nações, muitos dos que tiveram os vistos revogados dificultavam iniciativas de combate ao crime.
A Bolívia é presidida por Rodrigo Paz Pereira, do Partido Democrata Cristão, eleito em outubro de 2025. No Equador, o presidente é o direitista Daniel Noboa, da Acción Democrática Nacional, eleito em abril de 2025. Os líderes mais recentes a tomar posse são Keiko Fujimori, do Fuerza Popular, eleita no Peru em 7 de junho, e Abelardo de la Espriella, do grupo Defensores de la Patria, eleito na Colômbia em 21 de junho deste ano.
As revogações fazem parte de uma iniciativa mais ampla do governo norte-americano de combate à corrupção, especialmente a ligada ao narcotráfico e à imigração ilegal. A ação está inserida no bloco Escudo das Américas, criado neste ano sob liderança dos EUA e composto por 15 países: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Estados Unidos, Guiana, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Trinidad e Tobago.
Principais informações
- Os EUA revogaram vistos de autoridades latino-americanas, entre elas o procurador-geral da Bolívia, Roger Mariaca, acusado de corrupção
- A medida foi anunciada nesta segunda-feira, 28, pelo Departamento de Estado
- A maioria dos atingidos é da Bolívia, com 22 procuradores e juízes; há ainda dois colombianos, dois equatorianos e um juiz peruano
- Segundo o Departamento de Estado, enfraquecer um governo democraticamente eleito não será tolerado
- As revogações integram o bloco Escudo das Américas, criado neste ano sob liderança dos EUA e formado por 15 países

