Defesa Civil alerta para chuva e ventos fortes em regiões do interior de SP a partir de domingo

Defesa Civil alerta para chuva e ventos fortes em regiões do interior de SP a partir de domingo

A Defesa Civil emitiu alerta para chuva e ventos fortes na região de Itapeva, no interior de São Paulo, a partir de domingo (20). O órgão colocou a área em nível laranja, que indica precipitações frequentes e persistentes ao longo de todo o dia.

Os acumulados de chuva podem chegar a 35 milímetros, segundo a Defesa Civil. Como o solo já está encharcado em alguns pontos por causa das chuvas anteriores, há risco de deslizamentos e alagamentos em encostas, rios e córregos.

De acordo com o órgão, o avanço de um sistema meteorológico pelo sul e sudeste do país deve favorecer a formação de áreas de instabilidade sobre o estado de São Paulo, provocando pancadas de chuva, raios e rajadas de vento em todo o sudoeste paulista.

As demais regiões do estado estão em alerta amarelo, nível de atenção, com previsão de pancadas de chuva isoladas. A condição abrange Presidente Prudente, Araçatuba, Marília, Bauru, São José do Rio Preto e Sorocaba.

A Defesa Civil divulgou uma série de orientações aos moradores. Diante de rachaduras em paredes ou no solo, a recomendação é deixar o local imediatamente. Em alagamentos, a orientação é não atravessar a pé nem com veículos e manter distância das águas de enchentes.

Em caso de tempestades e vento, o órgão pede que a população busque abrigo em locais cobertos e fechados e evite estacionar perto de árvores ou estruturas metálicas. No trânsito, a recomendação é reduzir a velocidade, manter distância do veículo à frente e evitar trechos conhecidos por alagamentos ou baixa visibilidade.

Situações de urgência e emergência podem ser comunicadas à Defesa Civil pelo número 199 ou ao Corpo de Bombeiros pelo 193.

Principais informações

  • A região de Itapeva está sob alerta laranja para chuva e ventos fortes a partir de domingo (20).
  • Os acumulados podem chegar a 35 milímetros, com risco de deslizamentos e alagamentos.
  • O solo encharcado em alguns pontos aumenta o risco em encostas, rios e córregos.
  • Presidente Prudente, Araçatuba, Marília, Bauru, São José do Rio Preto e Sorocaba estão em alerta amarelo.
  • Emergências podem ser comunicadas pelo 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *