André Mendonça pede ao presidente do STF afastamento cautelar de Alexandre de Moraes

André Mendonça pede ao presidente do STF afastamento cautelar de Alexandre de Moraes

O ministro André Mendonça recorreu ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, na noite de quinta-feira, para pedir o afastamento cautelar do colega Alexandre de Moraes. O pedido, feito inicialmente de forma verbal, foi motivado por um inquérito relacionado a fake news que tem Moraes como alvo.

De acordo com o relato, Mendonça indicou que formalizaria a solicitação em petição antes do fim do dia. No documento, ele planeja detalhar supostos abusos de Moraes e reforçar a necessidade de apurar a relação do ministro com o banqueiro Daniel Vorcaro, ex-controlador do Banco Master.

A investigação envolve mensagens trocadas entre Moraes e Vorcaro, descobertas pela Polícia Federal. Até o momento, Moraes não teria apresentado explicações satisfatórias sobre o conteúdo dessas comunicações. Vorcaro mantinha contrato de 129 milhões de reais com o escritório da família do ministro, conduzido por Viviane Barci de Moraes.

Em movimento paralelo, Moraes apresentou petição própria, acusando Mendonça de improbidade administrativa, abuso de autoridade, crime de responsabilidade e favorecimento a determinados grupos políticos. A acusação se apoia em um relatório de inteligência da PF, descrito como repleto de ilações sobre as intenções de Mendonça ao conduzir as operações Sem Desconto e Compliance Zero.

O relatório também levanta suspeitas de que Mendonça teria tentado prejudicar o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que esteve recentemente em reunião com o presidente Lula na residência de Moraes. A petição de Moraes ainda questiona a cadeia de custódia das provas, afirmando que o colega teria tido acesso a evidências antes dos próprios investigadores.

O desdobramento do embate entre os dois ministros pode ter repercussões profundas na Corte. Analistas destacam que a petição de Moraes abre margem para anular inquéritos contra Vorcaro e Lulinha, ampliando a instabilidade institucional no STF.

Principais informações

  • Mendonça pediu verbalmente a Fachin o afastamento cautelar de Moraes.
  • Pedido envolve inquérito de fake news e relação de Moraes com o banqueiro Daniel Vorcaro.
  • PF encontrou mensagens entre Moraes e Vorcaro, que mantinha contrato com escritório da família do ministro.
  • Moraes acusa Mendonça de improbidade administrativa, abuso de autoridade e crime de responsabilidade.
  • Analistas veem risco de anulação de inquéritos contra Vorcaro e Lulinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *