Campanha de Flávio Bolsonaro aciona TSE contra propaganda de Lula com aplausos a Guterres

A campanha de Flávio Bolsonaro protocolou representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra uma propaganda de Lula que, segundo a denúncia, usa uma montagem para simular uma recepção calorosa ao presidente brasileiro na Assembleia Geral da ONU.
De acordo com a representação, a peça exibe o discurso de Lula e, ao final, insere imagens de delegações aplaudindo de pé. Essa ovação, no entanto, teria sido dirigida ao secretário-geral da ONU, António Guterres.
As imagens da transmissão oficial da assembleia mostram que, quando Lula encerrou seu discurso, houve aplausos entre os presentes, mas a maior parte da plateia permaneceu sentada. Entre os que não se levantaram estavam Janja, Celso Amorim e Mauro Vieira.
A ovação com aplausos de pé aconteceu após o último discurso de Guterres à frente da organização. O secretário-geral está de saída do comando da ONU, com mandato previsto para se encerrar em dezembro, o que motivou a homenagem efusiva.
No documento enviado ao TSE, a equipe jurídica de Flávio Bolsonaro afirma que a propaganda veiculada nesta quinta-feira viola a legislação eleitoral e sustenta que houve edição deliberada com o objetivo de transmitir ao eleitor uma realidade falsa.
Os advogados classificam a prática como um “furto de uso” da popularidade de terceiros em eventos internacionais e tratam o conteúdo como “fabricado”, produzido “não apenas para alimentar o ego do candidato, mas especialmente para passar a falsa impressão no eleitorado de uma respeitabilidade internacional que não veio”.
A representação descreve a peça como uma “óbvia fakenews”, “pueril na forma”, que não pode servir para validar uma tentativa de autopromoção com imagens de ovações destinadas a outras pessoas como se fossem próprias.
A campanha pede a suspensão imediata da propaganda e solicita que o TSE comunique as emissoras de TV para que interrompam a exibição do material. Após o julgamento do mérito, os representantes pleiteiam que Lula seja multado pela irregularidade apontada.
Principais informações
- Campanha de Flávio Bolsonaro protocolou representação no TSE contra propaganda de Lula
- Denúncia aponta montagem que apresenta aplausos de pé a Guterres como se fossem dirigidos a Lula
- Transmissão oficial mostra que a maioria dos presentes permaneceu sentada ao fim do discurso de Lula
- Advogados chamam a prática de “furto de uso” de popularidade e pedem suspensão imediata da peça
- Após julgamento do mérito, campanha pede multa a Lula

