Região de Presidente Prudente tem 127 desaparecimentos de janeiro a abril; mutirão coleta DNA

Região de Presidente Prudente tem 127 desaparecimentos de janeiro a abril; mutirão coleta DNA

A região de Presidente Prudente (SP) teve 127 registros de desaparecimento entre janeiro e abril de 2026, segundo a Polícia Civil. O dado foi divulgado durante a 4ª Mobilização Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas, que termina sexta-feira (28).

O número é 7,6% maior que o do mesmo período de 2025, quando houve 118 casos. Em todo o ano passado, a área do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter-8) somou 338 ocorrências.

A ação, iniciada segunda-feira (24), tem 334 pontos de coleta no país. Em Presidente Prudente, o atendimento é no Instituto Médico-Legal (IML). O objetivo é usar o cruzamento de perfis genéticos para localizar pessoas desaparecidas.

O médico legista Luís Antônio Panucci afirmou que a campanha atende familiares de primeiro grau — pai, mãe, irmão ou filho. A coleta é indolor, com um cotonete passado na boca. O material é enviado a São Paulo e fica num banco de DNA. Se houver compatibilidade com uma pessoa encontrada viva ou morta, a família é comunicada.

Segundo a Polícia Civil, a maior concentração de desaparecimentos está na faixa de 30 a 49 anos, seguida por 18 a 29 e por adolescentes de 13 a 17. Muitos casos resultam de brigas familiares, com retorno para casa em poucos dias. Nos últimos dois anos, 100% das vítimas foram localizadas na área do departamento.

Para doar o material, é preciso apresentar documento de identificação e informações do boletim de ocorrência, como número, estado e delegacia. Uma cópia do B.O. é recomendada. Quem não tiver compatibilidade inicial permanece com o perfil cadastrado.

O IML de Presidente Prudente fica na Rua Dario Machado de Campos, nº 285, Vila Formosa, com telefone (18) 3917-1372. A coleta pode ser feita fora da campanha: basta ir à delegacia ou ao próprio IML.

Principais informações

  • Região de Presidente Prudente teve 127 desaparecimentos de janeiro a abril de 2026.
  • Alta é de 7,6% em comparação ao mesmo período de 2025.
  • Mobilização nacional de coleta de DNA termina sexta-feira (28).
  • Maioria dos casos está na faixa de 30 a 49 anos.
  • Coleta pode ser feita no IML de Presidente Prudente a qualquer momento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *