Fachin cancela sessão do STF após decisão de Dino sobre diretor da PF

Fachin cancela sessão do STF após decisão de Dino sobre diretor da PF

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, cancelou a sessão ordinária desta quarta-feira (9) em meio a divergências entre ministros sobre a direção da Polícia Federal.

No mesmo dia, o ministro Flávio Dino determinou a reintegração do diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, e do diretor de Inteligência, Leandro Almada da Costa, que estavam afastados por decisão individual do ministro André Mendonça.

Dino justificou a medida pelo risco de prejuízo a investigações em andamento sob sua supervisão e afirmou que a decisão será submetida ao Plenário do STF.

Na véspera, Fachin havia dado prazo de 72 horas para Mendonça responder a recurso da Advocacia-Geral da União contra o afastamento de Rodrigues. Integrantes da corte esperavam que o caso fosse ao Plenário e cobravam do presidente do tribunal uma solução colegiada.

A decisão de Dino antecipou o desfecho que Fachin buscava conduzir. O cancelamento da sessão ordinária reflete a instabilidade institucional gerada pelas decisões individuais contrárias, e a questão deve ser enfrentada pelo Plenário nos próximos dias.

Principais informações

  • Fachin cancelou a sessão ordinária do STF desta quarta-feira (9).
  • Flávio Dino determinou a reintegração de Andrei Rodrigues e Leandro Almada da Costa na Polícia Federal.
  • Os dois haviam sido afastados por decisão individual de André Mendonça.
  • Dino afirmou que o afastamento poderia prejudicar investigações e que levará o caso ao Plenário.
  • Outros ministros cobravam que a disputa fosse resolvida pelo colegiado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *