Escolas municipais recebem materiais e contação de histórias do Estante de Historinhas

A Escola Municipal Dirce Mascarenhas, no Parque Residencial Funada, onde são atendidos alunos de zero a cinco anos, foi uma das contempladas com o Estante de Historinhas, promovido pela VR Projetos. A unidade recebeu a equipe na manhã desta segunda-feira (05/10), que promoveu contação de histórias para os pequenos.
O programa destinou a Prudente seis estantes, cada uma com 100 livros infantis, além de diversos materiais de apoio, que foram recebidos pelas seguintes escolas: EM Dr. Carlo Ceriani, EM Clotilde Veiga de Barros, EM Profª Dirce Mascarenhas, EM Profª Ederle Marangoni Dias, Carlos Alberto Arruda Campos e Profº Ditão.
Além do acervo literário e da contação de histórias, o programa oferece livros sensoriais, blocos de colorir e almofadas para atividades realizadas no chão, bem como, almofadinhas educativas e brinquedos de madeira que estimulam o desenvolvimento cognitivo das crianças. Os materiais são disponibilizados em um móvel de madeira personalizado.
Erica Franconere, analista de marketing da Soesp – Sementes Oeste Paulista, uma das patrocinadoras da ação, falou sobre o quanto é gratificante ver as crianças se divertindo e com acesso à cultura. “A gente acredita que é na primeira infância que a gente consegue sensibilizar as crianças, por meio do encantamento pelo conhecimento”.
A diretora Maria Neuza, da EM Dirce Mascarenhas, agradeceu o material e a inciativa recebidos, que vão ao encontro das diretrizes da Secretaria Municipal de Educação, com propostas lúdicas para a educação infantil.
O projeto
O Estante de Historinhas é produzido pela VR Projetos, por meio da Lei Rouanet, e conta com o patrocínio da Soesp. A empresa reforça a relevância da participação da iniciativa privada no desenvolvimento de ações voltadas à educação e ao incentivo à leitura na rede pública local, destacando também o papel desse apoio para a transformação social por meio da educação.
Capacitação para educadores
Os educadores das instituições contempladas participaram, no dia 28 de setembro, de atividades de capacitação realizadas presencialmente no Centro de Formação Permanente dos Profissionais da Educação de Presidente Prudente (Ceforppe). O objetivo foi apresentar técnicas pedagógicas para o uso dos materiais com os alunos, de modo que a iniciativa seja incorporada à rotina escolar e contribua para a ampliação das práticas de ensino e aprendizagem.

