Matrículas da rede estadual de SP para 2027 seguem até sexta-feira e têm prazos para itinerários

As escolas da rede estadual de São Paulo recebem até esta sexta-feira as matrículas para o ano letivo de 2027. O cadastro pode ser feito pela internet, nas unidades do Poupatempo ou nas próprias escolas.
Quem já está matriculado na rede tem vaga garantida e pré-matrícula automática, sem confirmação — o procedimento é indicado a quem quer mudar de unidade. As vagas para novos alunos atendem quem hoje não frequenta a rede estadual, como matriculados em escolas particulares ou vindos de outros estados, e quem interrompeu os estudos.
Estudantes da 1ª série do ensino médio têm até 25 de setembro para escolher os itinerários formativos na plataforma Sala do Futuro. Cada um deve registrar até quatro formações entre Exatas, Humanas e Ensino Médio Técnico, com ao menos uma opção de Exatas ou Humanas.
A pré-matrícula online é feita na Secretaria Escolar Digital, na aba "inscrição para rede pública", selecionando o ano letivo de 2027 e informando nome e e-mail. A inscrição também pode ser presencial, em uma escola estadual ou em um posto do Poupatempo. É recomendado levar documento de identidade e comprovantes de residência e escolaridade; menores de 18 anos devem ser cadastrados por pais ou responsáveis.
Os alunos são alocados em unidades próximas ao endereço informado, e o resultado final sai em janeiro de 2027. Há vagas nos anos iniciais (1º ao 5º) e finais (6º ao 9º) do fundamental, no ensino médio e na EJA a partir do 6º ano, em escolas de horário parcial, de tempo integral com jornadas de 7h ou 9h e de EJA presencial ou flexível.
Transferências por mudança de endereço ou preferência por uma escola específica devem ser solicitadas até 18 de setembro, no site da Secretaria Escolar Digital ou em uma escola estadual.
Pais e responsáveis de alunos das redes municipais que vão continuar os estudos em escola estadual podem consultar a efetivação da pré-matrícula no site da Secretaria Escolar Digital, em uma escola estadual ou no Poupatempo — casos de quem sai do 5º para o 6º ano em unidade sem os anos finais ou conclui o 9º ano e quer entrar na 1ª série do médio. Se a alocação automática não ocorreu, é possível indicar três unidades de preferência, presencialmente, em uma escola estadual.
Na Educação de Jovens e Adultos, a modalidade de presença regular é dividida em semestres, com classes a partir do 6º ano do fundamental e idade mínima de 15 anos completos. No ensino médio, além do formato diário, 140 escolas da capital, região metropolitana, interior e litoral têm turmas de presença flexível no período noturno, com percurso personalizado a partir dos 18 anos. Na falta de documentos como o histórico escolar, a escola aplica avaliações diagnósticas.
Principais informações
- Matrículas para o ano letivo de 2027 na rede estadual paulista seguem até esta sexta-feira, pela internet, no Poupatempo ou nas escolas.
- Estudantes já matriculados têm vaga garantida e pré-matrícula automática, sem necessidade de confirmação.
- A escolha dos itinerários formativos do ensino médio vai até 25 de setembro, na plataforma Sala do Futuro.
- Pedidos de transferência por mudança de endereço ou preferência de escola devem ser feitos até 18 de setembro.
- O resultado final da alocação dos novos alunos será divulgado em janeiro de 2027.

