Edinho Silva articula afastamento de ala do PT apelidada de “centrão petista”, com aval de Lula

Edinho Silva articula afastamento de ala do PT apelidada de "centrão petista", com aval de Lula

O presidente nacional do PT, Edinho Silva, articula o afastamento ou a expulsão de integrantes de uma ala interna conhecida como "centrão petista". A iniciativa tem o aval de Lula da Silva e parte da insatisfação com dirigentes acusados de não terem se empenhado na campanha presidencial de 2026.

A discussão ganhou força em reunião da Executiva Nacional realizada em 29 de outubro. Na ocasião, Edinho defendeu que os integrantes considerados desalinhados deixem a legenda de forma voluntária e mencionou a possibilidade de um "divórcio litigioso", expressão que remete a uma eventual expulsão.

Um dos principais alvos é Washington Quaquá, prefeito de Maricá (RJ) e vice-presidente nacional do PT. Ele contestou as acusações de omissão e afirmou ter coordenado a campanha de Lula no Rio de Janeiro.

Em reação a Edinho, Quaquá chamou o presidente do partido de "mentiroso", "incompetente" e "fofoqueiro", e sugeriu que ele deixasse o PT para ingressar no Psol. O prefeito já responde a pedidos de expulsão na comissão de ética da sigla por declarações polêmicas, entre elas manifestações sobre Domingos Brazão, apontado como mandante do assassinato de Marielle Franco, e sobre a operação policial no Rio de Janeiro que deixou cerca de 120 mortos.

A insatisfação do presidente do partido também atinge petistas que não incluíram o nome de Lula em materiais de campanha. Em setembro, Edinho cobrou a identificação de Lula nos materiais dos candidatos a deputado e ameaçou exigir a devolução de recursos do fundo eleitoral em caso de descumprimento.

Lula também defende a redução da influência das emendas parlamentares no Orçamento. Segundo o material, a tentativa de afastar os integrantes do chamado "centrão petista" pode provocar novas divisões internas na legenda, que vive sua primeira crise interna depois da reeleição de Lula.

Principais informações

  • Edinho Silva propõe afastamento ou expulsão de integrantes do "centrão petista", com aval de Lula
  • Insatisfação decorre da suposta omissão de dirigentes na campanha presidencial de 2026
  • Washington Quaquá, prefeito de Maricá e vice-presidente nacional do PT, é um dos principais alvos
  • Quaquá chamou Edinho de "mentiroso", "incompetente" e "fofoqueiro" e sugeriu que ele migre para o Psol
  • Edinho também cobra a inclusão do nome de Lula em materiais de campanha e ameaça exigir devolução de recursos do fundo eleitoral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *