Ataque hacker a freezers atinge supermercados em sete países europeus

Um ataque cibernético atingiu refrigeradores e freezers de dezenas de supermercados em sete países europeus na segunda-feira, dia 2. A ação elevou a temperatura dos equipamentos e obrigou lojas a descartar alimentos. Em alguns estabelecimentos, os freezers chegaram a 50°C.
Foram afetadas unidades na Bélgica, em Luxemburgo, na Suécia, na Irlanda, na Holanda, na Estônia e na Finlândia. Entre as redes atingidas estão Delhaize, Carrefour, Colruyt, ICA e Coop. Ao menos uma loja da Ikea também registrou problemas.
A fabricante belga Sabcobel informou que os invasores acionaram o modo de degelo, o que aqueceu os equipamentos. A empresa acredita que os responsáveis usaram o mesmo método de um ataque contra centenas de supermercados franceses em outubro deste ano.
Cerca de 40 supermercados Delhaize na Bélgica e em Luxemburgo sofreram os efeitos do ataque. Uma unidade em Hoeilaart, no norte belga, estimou perdas de 100 mil euros em mercadorias, sem contar os prejuízos decorrentes do fechamento da loja.
O Carrefour informou que o ataque atingiu 15 lojas na Bélgica e adotou medidas para manter todas abertas. O grupo Colruyt, que opera lojas Spar por franquias no país, confirmou problemas em cinco unidades.
Na Suécia, sete das 800 lojas da Coop registraram falhas, e a empresa afirmou que conteve a situação. A ICA confirmou problemas em um número limitado de estabelecimentos — em uma franquia em Estocolmo, a gerente relatou que funcionários só perceberam o ataque horas depois.
Na Irlanda, o grupo Musgrave informou que o incidente afetou 13 supermercados SuperValu. As lojas retiraram produtos refrigerados e congelados de venda, e o problema ficou restrito a um modelo de refrigerador, segundo a empresa.
Na Holanda, a fabricante dinamarquesa Danfoss relatou ataques contra sistemas de pelo menos 17 empresas, incluindo açougues e pequenos comércios. A Finlândia registrou falhas em lojas da rede K. Na Estônia, o incidente afetou um supermercado Selver, com relatos de problemas em outras empresas.
As agências de segurança cibernética da Bélgica e da Suécia acompanham o caso. O centro britânico da área trabalha com parceiros internacionais e empresas para entender o episódio, e o Reino Unido não registrou ocorrências.
A conexão dos sistemas à internet permite manutenção a distância, mas abre espaço para invasões. Katrien Eggers, porta-voz do Centro de Segurança Cibernética da Bélgica, afirmou que a inteligência artificial pode facilitar a exploração de vulnerabilidades.
Principais informações
- Ataque atingiu freezers e refrigeradores de supermercados na Bélgica, em Luxemburgo, na Suécia, na Irlanda, na Holanda, na Estônia e na Finlândia.
- Invasores acionaram o modo de degelo dos equipamentos, e alguns freezers chegaram a 50°C.
- Cerca de 40 lojas Delhaize foram afetadas; uma unidade em Hoeilaart estimou perdas de 100 mil euros em mercadorias.
- Carrefour teve 15 lojas atingidas na Bélgica, e Colruyt confirmou problemas em cinco unidades Spar.
- A Sabcobel suspeita do mesmo método usado contra centenas de supermercados franceses em outubro.

