Abaixo-assinado em apoio a André Mendonça passa de 510 mil adesões

Abaixo-assinado em apoio a André Mendonça passa de 510 mil adesões

Um abaixo-assinado digital em defesa do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, ultrapassou a marca de 510 mil assinaturas e ganhou força nesta quarta-feira, 16. O documento foi hospedado em um site que não identifica claramente seus organizadores e tem como meta alcançar um milhão de adesões.

Até o momento da publicação da reportagem original, o endereço registrava 510.990 assinaturas. São Paulo concentra a maior parte dos apoiadores, com 153.082 adesões, segundo os números exibidos na página.

A mobilização ocorre em meio a uma crise institucional na Corte, deflagrada pela revelação de mensagens localizadas pela Polícia Federal no celular do banqueiro Daniel Vorcaro. O conteúdo expôs vínculos entre Vorcaro e o ministro Alexandre de Moraes.

A investigação do caso estava sob relatoria de André Mendonça, mas o presidente do STF, Edson Fachin, decidiu avocar o processo e assumir pessoalmente sua condução.

O site que recolhe as assinaturas não informa quem organizou a iniciativa, mas exibe a propaganda de um livro intitulado “Vozes que despertaram o Brasil”, cuja capa traz as imagens de Jair Bolsonaro, Enéas Carneiro e Olavo de Carvalho.

No texto do documento, os signatários declaram apoio a Mendonça e afirmam compromisso com o Estado Democrático de Direito, com a independência do Poder Judiciário e com o respeito às instituições previstas na Constituição Federal. Cada assinante também declara que sua manifestação é pessoal, voluntária e pacífica.

A mobilização digital acontece após a sessão de terça-feira, 15, quando o STF deliberou sobre a abertura de investigação contra Alexandre de Moraes, em um dos episódios mais tensos de sua história. O julgamento foi marcado por trocas de acusações e bate-boca entre os magistrados.

A análise foi interrompida com placar de 4 a 3 depois que Flávio Dino pediu vista do processo. O pedido de vista tem prazo máximo de 90 dias, contados a partir da publicação da ata da sessão, o que empurra a retomada do caso para depois das eleições. Considerando ainda o recesso forense de fim de ano, a análise pode ser adiada para 2027 caso o prazo regimental seja integralmente utilizado.

Principais informações

  • Abaixo-assinado em apoio a André Mendonça passou de 510 mil assinaturas, com meta de um milhão
  • São Paulo lidera as adesões, com 153.082 assinaturas
  • Site não identifica os organizadores e exibe propaganda de livro com imagens de Bolsonaro, Enéas Carneiro e Olavo de Carvalho
  • Crise no STF começou com mensagens achadas pela PF no celular do banqueiro Daniel Vorcaro, expondo vínculos com Alexandre de Moraes
  • Edson Fachin avocou o caso que estava sob relatoria de Mendonça; julgamento sobre Moraes ficou 4 a 3 após pedido de vista de Flávio Dino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *