Lobista pressionou ex-chefe de gabinete da Presidência por kits de dengue, diz PF

Lobista pressionou ex-chefe de gabinete da Presidência por kits de dengue, diz PF

A Polícia Federal aponta que a lobista Roberta Luchsinger pressionou o então chefe de gabinete da Presidência da República, Marco Aurélio Ribeiro, o Marcola, para acelerar a compra de kits de teste de dengue pelo Ministério da Saúde. A conclusão consta em apuração divulgada pela Folha de S.Paulo.

Segundo a investigação, a empresária atuou para obter contratos na pasta entre o fim de 2024 e meados de 2025. No mesmo período, ela quitou R$ 217 mil em despesas pessoais do ex-assessor de Luiz Inácio Lula da Silva, como faturas de cartão de crédito e financiamento de veículo.

Em mensagens interceptadas, Roberta cobra agilidade de Marcola e o orienta a procurar o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa, para fechar o negócio. Numa delas, de novembro de 2024, escreveu: 'To com Fabio aqui. Tem que deixar claro que é kit de teste tá. Não eh vacina (sic)'. A menção é a Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha.

Os peritos apontam que o filho do presidente mantinha uma sociedade oculta com a lobista para intermediar contratos públicos. Antes dos testes de dengue, a dupla tentou vender produtos à base de canabidiol. O empresário Antônio Camilo Antunes, o Careca do INSS, seria o beneficiário final das operações.

O ministro André Mendonça, do STF, relata o inquérito que apura suspeitas de corrupção e tráfico de influência. Nenhum dos acordos propostos pela empresária chegou a ser assinado pelo Ministério da Saúde.

Principais informações

  • Roberta Luchsinger pressionou o então chefe de gabinete da Presidência por kits de teste de dengue.
  • A PF encontrou mensagens orientando contato com o secretário-executivo do Ministério da Saúde.
  • A investigada quitou R$ 217 mil em despesas do ex-assessor de Lula.
  • Peritos apontam sociedade oculta entre a lobista e Lulinha, filho do presidente.
  • Nenhum contrato foi assinado pelo Ministério da Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *