Pesquisa Gerp: Flávio Bolsonaro abre 5 pontos sobre Lula em eventual 2º turno

Pesquisa Gerp: Flávio Bolsonaro abre 5 pontos sobre Lula em eventual 2º turno

Pesquisa do instituto Gerp divulgada nesta quarta-feira, 26, indica que, em um eventual segundo turno, o senador Flávio Bolsonaro (PL) teria 47% das intenções de voto, contra 42% do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A diferença de cinco pontos percentuais está fora da margem de erro, de dois pontos.

No cenário de primeiro turno, os dois adversários aparecem tecnicamente empatados: Flávio marca 37,6%, e Lula, 37,2% — vantagem de 0,4 ponto, dentro da margem.

Na estimulação com outros candidatos, Pablo Marçal (PRTB) soma 4%; Renan Santos (Missão) e Ronaldo Caiado (PSD), 3% cada; Augusto Cury (Avante) e Romeu Zema (Novo), 1% cada. Os que não sabem ou não responderam chegam a 8%, enquanto 4% disseram que não votariam em nenhum.

Em pesquisa espontânea, Flávio aparece com 32% e Lula, com 31%. No segundo turno simulado, os que responderam "nenhum deles" ou "não sabe" totalizam 11%.

O levantamento também aferiu a rejeição: 49% dos entrevistados rejeitam Lula, e 40% rejeitam Flávio, diferença de nove pontos, acima da margem.

Na avaliação de quem vencerá o pleito, 52% apontam Lula e 36%, Flávio. Quando o tema é preparo para governar, os dois estão tecnicamente empatados: Flávio tem 44% e Lula, 43%.

O Gerp, em parceria com a Aesp Rádio + TV, fez as entrevistas por telefone, com sistema GerpCati, entre 21 e 25 de agosto, com 2,4 mil eleitores em todo o país. A amostra foi ponderada pelo Censo 2022 do IBGE, por sexo, idade, escolaridade, renda e região. O nível de confiança é de 95%, e a pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-03547/2026.

Principais informações

  • Flávio Bolsonaro tem 47% contra 42% de Lula em simulação de 2º turno.
  • No 1º turno, os dois estão empatados tecnicamente: 37,6% e 37,2%.
  • Lula é rejeitado por 49% dos eleitores; Flávio, por 40%.
  • 52% acreditam que Lula vencerá a eleição; 36% apostam em Flávio.
  • Pesquisa Gerp ouviu 2,4 mil eleitores entre 21 e 25 de agosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *