Flávio Bolsonaro lidera em São Paulo com 38% contra 33% de Lula, aponta pesquisa

Pesquisa da Real Time Big Data divulgada nesta segunda-feira, 24, indica o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) com 38% das intenções de voto para presidente entre os eleitores de São Paulo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) soma 33%.
Renan Santos, do partido Missão, e o empresário Pablo Marçal (PRTB) aparecem empatados em seguida, com 7% cada. Santos, uma das principais lideranças do MBL, disputa a Presidência pela primeira vez.
Marçal está inelegível até 2032. Nesta segunda-feira, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, José Antonio Encinas Manfré, rejeitou recurso da defesa e manteve a punição; o empresário ainda pode recorrer ao TSE. A Justiça Eleitoral também já determinou que ele não pode usar recursos dos fundos eleitoral e partidário nem participar de debates enquanto o registro da candidatura é analisado.
O ex-governador de Goiás Ronaldo Caiado (PSD) tem 4% das intenções de voto; o ex-governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo), 3%; e o escritor Augusto Cury (Avante), 1%. Os demais candidatos somam 1%, brancos e nulos representam 3% e outros 3% não souberam ou não responderam.
Em simulação de segundo turno, Flávio Bolsonaro chega a 49% e Lula a 44%. Brancos e nulos somam 3%, e 4% não souberam ou não responderam.
Os dois líderes têm altos índices de rejeição: Lula é rejeitado por 51% dos entrevistados e Flávio, por 49%. Caiado tem 37% e Marçal, 36%.
A avaliação do governo federal no estado é negativa: 41% aprovam a gestão de Lula e 55% desaprovam. No desempenho do presidente, 25% classificam como ótimo ou bom, 32% regular e 40% ruim ou péssimo.
A pesquisa ouviu 2 mil eleitores em todo o estado de São Paulo entre 19 e 22 de agosto. O levantamento foi registrado no TSE sob o protocolo BR-06537/2026, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Principais informações
- Flávio Bolsonaro lidera a corrida presidencial em São Paulo com 38%, contra 33% de Lula.
- Renan Santos e Pablo Marçal aparecem empatados em terceiro lugar, com 7% cada.
- Em segundo turno simulado, Flávio vence Lula por 49% a 44%.
- Lula é rejeitado por 51% dos entrevistados; Flávio, por 49%.
- A gestão federal é desaprovada por 55% dos eleitores paulistas.

