Trump diz aprovar entrada de Flávio Bolsonaro nos EUA e afirma não saber onde ele está

Trump diz aprovar entrada de Flávio Bolsonaro nos EUA e afirma não saber onde ele está

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na noite desta terça-feira, 27, que aprovou a entrada do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) no país, mas disse não saber onde o parlamentar está. Questionado sobre o assunto, respondeu que ouviu dizer que ele estava na Argentina. Não há informação oficial sobre a localização do senador.

Horas antes da declaração, a Casa Branca havia confirmado que o Departamento de Estado concederia vistos ao senador e aos familiares dele. Ao comentar a possível chegada de Flávio ao território americano, Trump deu aval à viagem: "Eu aprovaria. Acho que são boas pessoas. A eleição foi muito estranha e, na minha opinião, foi terrível… Para mim, estaria tudo bem."

A Direção Nacional de Migrações da Argentina confirmou que Flávio entrou no país às 22h50 de terça-feira pela Ponte Internacional Tancredo Neves, que liga Foz do Iguaçu, no Paraná, a Puerto Iguazú, na província de Misiones. O senador estava com a mulher, Fernanda, e as filhas Carolina e Luiza. Segundo o órgão, os quatro apresentaram documentos de viagem válidos e não tinham impedimento legal para entrar.

Cerca de 40 minutos depois, às 23h30, o grupo embarcou em um avião particular da empresa Baires Fly S.A. com destino a Guayaquil, no Equador, conforme o plano de voo informado às autoridades. O registro oficial esclarece a versão apresentada na manhã de terça pelo governo de Javier Milei, quando o serviço de imigração argentino havia negado a entrada do senador. As primeiras notícias sobre a viagem foram publicadas pelo portal argentino Infobae.

A equipe de Trump participou da organização da viagem, em tratativas que incluíram a concessão dos vistos e as providências para a permanência da família do senador nos Estados Unidos. A mídia argentina registrou que um avião com o parlamentar decolou da Argentina rumo aos EUA na madrugada desta quarta-feira, 28.

Flávio deixou o Brasil apesar de uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que o proibia de sair do país e determinava a entrega de seus passaportes. A ordem faz parte do processo em que o senador e o advogado Willer Tomaz são investigados por suspeita de lavagem de dinheiro. Intimado pela Polícia Federal na segunda-feira, 26, o parlamentar não entregou os documentos, que acabaram cancelados pela PF.

No mesmo dia, Flávio afirmou nas redes sociais que permaneceria no Brasil para reorganizar a oposição ao governo Lula, que venceu o segundo turno da eleição presidencial no domingo, 25.

Principais informações

  • Trump afirmou que aprovaria a entrada de Flávio Bolsonaro nos EUA e disse ter ouvido que o senador estava na Argentina.
  • A Casa Branca confirmou que o Departamento de Estado concederia vistos ao senador e a seus familiares.
  • A Argentina registrou a entrada de Flávio às 22h50 de terça-feira, 27, pela Ponte Internacional Tancredo Neves, com a mulher e as filhas.
  • O grupo embarcou às 23h30 em avião particular da Baires Fly S.A. com destino a Guayaquil, no Equador.
  • O senador viajou apesar de decisão de Alexandre de Moraes, do STF, que o proibia de sair do país e determinava a entrega dos passaportes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *