Secretaria de Educação e Coordenadoria do Idoso são homenageadas em evento da Unoeste

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Coordenadoria Municipal da Pessoa Idosa, foi reconhecida durante o 9º Personalidade Extensionista e 4º Prêmio Unoeste + Cultura, Edição 2026, promovidos pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) durante o Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe).
A iniciativa que reconhece projetos educacionais, sociais, culturais e ambientais alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Na categoria Educação de Qualidade – Educação Infantil, o primeiro lugar foi conquistado por Denise Botelho de Souza, da Escola Municipal Educadora Eunice Menezes de Oliveira, com o projeto “O Circo da Alegria (Teatro): O Mundo dos Três Porquinhos”.
O segundo lugar ficou com Carolinne dos Santos Lima Rodrigues, autora do projeto “Contação de Histórias e a Formação do Pequeno Leitor”, desenvolvido em uma escola municipal de Presidente Prudente, cuja identificação foi preservada pela autora.
Já o terceiro lugar foi conquistado por Ronaldo Desiderio Castange, da Escola Municipal Dr. Carlo Ceriani, com o projeto “Sustentabilidade Coletiva e Sensorial: A Educação Ambiental como Elemento Mediador na Educação Especial Inclusiva”.
Na categoria Projetos Culturais – Ensino Fundamental I, o primeiro lugar foi conquistado por Edcler da Silva Dias, da EMEIPP Profª Drª Gilza Maria Garms Zauhy, com o projeto “Releitura ‘Estudantes’ – Identidade Étnico-Racial”.
A premiação contou ainda com a participação do professor Josué Pantaleão da Silva, docente responsável pelo Programa Unoeste + Cultura, e destacou iniciativas que contribuem para a educação de qualidade, a inclusão, a diversidade cultural e o fortalecimento da cidadania.
Menções honrosas
A Secretária de Educação, Karina Gomes, recebeu menção honrosa da Unoeste em reconhecimento à sua relevante atuação, dedicação e contribuição para o fortalecimento das polícas públicas educacionais, a promoção dos direitos humanos, o respeito à diversidade e a construção de ambientes escolares mais seguros, acolhedores e inclusivos.
A homenagem ainda destacou a importante participação da secretária no Concurso “Todos Contra a Intolerância”, como integrante do Grupo de Trabalho “Segurança no Ambiente Escolar”, iniciativa que fortalece a articulação interinstucional em favor da cultura de paz, da cidadania e do enfrentamento de todas as formas de intolerância no ambiente educacional.
Na mesma solenidade, a Unoeste prestou homenagem especial a 16 escolas da Rede Municipal de Ensino de Presidente Prudente, que alcançaram resultados iguais ou superiores a 6,6 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) – Edição 2025, considerando os anos iniciais do Ensino Fundamental. São elas:
• Escola Municipal Coronel José Soares Marcondes – IDEB 7,7
• Escola Municipal Profª Rosy Odet y Roriz Brandão – IDEB 7,6
• Escola Municipal João Sebastião Lisboa – IDEB 7,6
• Escola Municipal Antônio Moreira Lima – IDEB 7,5
• Escola Municipal Prof. Ivo Garrido – IDEB 7,4
• Escola Municipal Pioneiro Alberto Bernardes Sotelo – IDEB 7,1
• Escola Municipal Profª Alayde Tortorella Faria Mota – IDEB 7,1
• Escola Municipal Profª Maria do Socorro Brito de Almeida – IDEB 7,1
• Escola Municipal Rosana Negrão Freitas dos Santos – IDEB 6,8
• Escola Municipal Dr. João Franco de Godoy – IDEB 6,8
• Escola Municipal Profª Francisca de Almeida Góes Brandão – IDEB 6,8
• Escola Municipal Ettore Marangoni – IDEB 6,7
• Escola Municipal Antônio Zacharias Rotariano – IDEB 6,7
• Escola Municipal Dr. Pedro Furquim – IDEB 6,6
• Escola Municipal Profª Juraci Meneses Peralta – IDEB 6,6
• Escola Municipal Maria Isabel Barbosa Negrão – IDEB 6,6
Coordenadoria do Idoso
A menção honrosa para a coordenadoria ocorreu em reconhecimento à contribuição para a publicação do livro “Memórias Afetivas do Programa Sorria 60+”, desenvolvido em parceria com a universidade. A entrega contou com a participação do coordenador da Pessoa Idosa, Caio Damato, do pró-reitor Acadêmico da Unoeste, José Eduardo Creste, e do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Ação Comunitária, Adilson Eduardo Guelfi.
Conforme o coordenador, a publicação reúne experiências, lembranças e histórias de vida de pessoas idosas, com o objetivo de preservar memórias afetivas e compartilhar vivências com as futuras gerações. A iniciativa valoriza o protagonismo da população idosa, fortalece os vínculos entre gerações, da convivência e da dignidade humana.

