Mulher de ministro do TSE curte post de Thiago Lacerda contra Flávio Bolsonaro e diz não lembrar

A advogada Anna Maria Reis, casada com o ministro Sebastião Reis, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), curtiu no Instagram uma publicação do ator Thiago Lacerda contrária ao candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL). A postagem também declarava apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A imagem mostrava o senador acompanhado da frase “Miliciano não pode ser presidente!”. Na legenda, Lacerda escreveu que o povo brasileiro seria melhor do que “essa gente” e acrescentou “Lula 13!”, em referência ao número eleitoral do petista. Anna Maria não comentou a publicação.
Questionada sobre a curtida, a advogada disse que não se lembrava do episódio e negou usar suas redes sociais para fazer campanha eleitoral. “Nem imagino qual seja o post”, afirmou ao jornal O Globo, acrescentando que quem tiver acesso ao seu perfil verá que não há campanha para ninguém. Ela admitiu ainda a possibilidade de ter curtido o conteúdo enquanto navegava pela plataforma sem prestar atenção.
Anna Maria ressaltou que não conversa com o marido sobre os processos sob responsabilidade dele e que não interfere em decisões judiciais. Embora não atue no TSE, ela trabalha no STJ em casos relacionados a arbitragem, disputas empresariais e questões de Direito tributário e administrativo. Disse também que raramente atua na 5ª e na 6ª Turmas do STJ, responsáveis por julgamentos criminais. Sebastião Reis integra a 6ª Turma da Corte.
O ministro assumiu uma vaga titular no TSE em 29 de setembro, na cadeira destinada a ministros oriundos do STJ. Ele foi indicado ao tribunal superior pela então presidente Dilma Rousseff, em 2011.
Desde que chegou à Justiça Eleitoral, Sebastião Reis participou de julgamentos que envolvem interesses da campanha de Flávio Bolsonaro e de questões relacionadas à eleição no Rio de Janeiro. Em 8 de outubro, votou contra a anulação dos votos de Anthony Garotinho (Republicanos). Na ocasião, o plenário do TSE decidiu, por 5 votos a 2, descartar esses votos, resultado que favoreceu o caminho para a vitória do deputado estadual Douglas Ruas (PL). A campanha do ex-prefeito Eduardo Paes (PSD) defendia a realização de um segundo turno no Estado.
Principais informações
- Anna Maria Reis, mulher do ministro Sebastião Reis, curtiu post do ator Thiago Lacerda contra Flávio Bolsonaro e a favor de Lula
- A publicação trazia a frase “Miliciano não pode ser presidente!” e a legenda “Lula 13!”
- A advogada disse não lembrar da curtida e negou usar redes sociais para campanha eleitoral
- Ela afirmou não interferir em decisões judiciais e disse não conversar com o marido sobre processos sob sua responsabilidade
- Sebastião Reis assumiu vaga titular no TSE em 29 de setembro e já participou de julgamentos ligados à eleição no Rio

