Abertura dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, cerimônia lembra vítimas da covid-19 e preparação atípica de atletas

Sem público, cerimônia de abertura inaugura oficialmente as Olimpíadas na manhã desta sexta-feira. À noite, brasileiros entram em ação no vôlei, handebol, esgrima, tênis de mesa, ginástica artística, judô, tênis e boxe. Veja as últimas notícias, em tempo realA cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, nesta sexta-feira.

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, nesta sexta-feira

Os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 começaram oficialmente. Sem público e com um ano de atraso devido à pandemia, acontece nesta sexta-feira de manhã (horário de Brasília) a cerimônia de abertura da Olimpíada. O Brasil desfila com quatro representantes em uma cerimônia com autoridades e marcada pelas regras contra a covid-19, com 68.000 assentos vazios no estádio olímpico da capital japonesa. Bruninho, do vôlei, e Ketleyn Quadros, do judô, são os porta-bandeiras do país no evento, que permitiu excepcionalmente neste ano uma dupla carregando o símbolo de cada nação. As restrições implicam numa participação bem menor de atletas, que terão, no caso brasileiro, dois esportistas representando 301 pessoas.

Apesar das competições já terem começado, com vitórias brasileiras no futebol feminino e masculino, este 23 de julho marca o início oficial da Olimpíada. Depois da cerimônia, que é o único evento na manhã brasileira, a noite tem as estreias do time de vôlei e handebol masculino, além de eventos com presença de brasileiros na esgrima, tênis de mesa, vôlei de praia, ginástica artística, judô, tênis e boxe. As primeiras medalhas de Tóquio 2020 serão distribuídas também hoje, nas finais do tiro de carabina e ciclismo de estrada, mas sem chances de pódio para o Brasil.

A cerimônia de abertura pode ser considerada a mais atípica da história olímpica. É a primeira vez que uma Olimpíada foi adiada —os Jogos não foram realizados somente em 1916, 1940 e 1944, por conta das duas guerras mundiais. Em Tóquio, ainda que contrariando recomendações sanitárias e recebendo críticas da população, o Comitê Olímpico Internacional (COI) viabilizou a vinda de 11.274 atletas, 5.392 mulheres e 5.882 homens de mais de 200 países, que competirão por 339 ouros em 33 modalidades, o maior número desde que as Olimpíadas começaram. “Queremos que os Jogos sejam a luz no fim do túnel, o triunfo da humanidade”, disseram os dirigentes do COI, apesar do presidente Thomas Bach ter revelado “noites sem dormir e dúvidas diárias” sobre a realização do evento. Nenhum esporte terá presença de público na capital japonesa. “O mundo precisa ver que o Japão é capaz de abrigar uma Olimpíada segura”, acrescentou Yoshihide Suga, primeiro-ministro do país que tem mais de 20% da sua população vacinada contra o novo coronavírus.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Proteção contra força bruta. * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.