Professor Renato Gouvea recebe homenagem de Semepp

Professor Renato Gouvea recebe homenagem de Semepp

A matéria em forma de homenagem da Secretaria Municipal de Esporte (Semepp) desta semana é sobre a carreira do ex-técnico de tênis de mesa da Semepp, Renato Gouvea de Jesus. Com 44 anos, é casado com a professora Adriana Teixeira Gouvea e pai de dois meninos, Gabriel e Vinícius, de 11 e 4 anos.

Renato é graduado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), concluída em 2000. No ano seguinte já começou a lecionar, iniciando o projeto Bolinha juntamente com o professor Emerson Silva, com o objetivo de ensinar o tênis de mesa às crianças da rede municipal de educação.

Com o sucesso do projeto na rede, ainda em 2001, passou a integrar a comissão técnica das equipes de competição da Semepp. “Foram muitas conquistas em jogos regionais, jogos abertos da juventude, campeonato paulista, jogos regionais do idoso, jogos abertos da juventude, copa regional, campeonato brasileiro intercolonial, jogos escolares, jogos abertos do interior, torneio internacional de tênis de mesa, dentre outros”, relatou Gouvêa.

A carreira de Renato foi marcada por diversos momentos marcantes. Um deles aconteceu em 2008, quando foi certificado como um dos 17 treinadores da América-Latina pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), aprovado com o nível 1 pela entidade que dirige a modalidade nos cinco continentes.

“No Brasil somente 17 tinham conquistado a certificação, quando vi o meu nome foi gratificante. Outro momento que ficou para a história foi o título dos Jogos Regionais de 2007, onde conseguimos uma virada contra a forte equipe de Marília. Estávamos perdendo, mas conseguimos virar o placar. Lembro que os atletas das demais cidades estavam torcendo por Prudente e comemoram junto com a gente ao final. Nunca tinha visto aquilo, até hoje não vi ou vivenciei outro momento deste dentro do esporte”, lembrou Renato.

O título dos Jogos Regionais de 2011 em Prudente também é destaque na trajetória profissional de Gouveia, relatado com muita emoção. “Fui campeão com a equipe feminina e depois com a masculina. Foi algo inexplicável comemorar com todos da equipe, com amigos e familiares”.

Ele ainda destaca em seu currículo de técnico a hegemonia da fase regional dos Jogos Abertos da Juventude, além dos 100% de aproveitamento nos Jogos Regionais do Idoso.

“Em 2009 realizamos pela primeira vez em Presidente Prudente o Campeonato Paulista de Tênis de Mesa, que reuniu as melhores equipes do Estado e grandes nomes da modalidade. Meu último título como técnico da Semepp foi em 2012, quando fomos campeões da Liga Regional Oeste Paulista de Tênis de Mesa, abrindo uma diferença histórica de 6.210 pontos para a equipe vice-campeã”, comentou Gouvêa.

Enquanto atuante do Tênis de Mesa, Renato sempre foi destaque na imprensa esportiva. “Um dos fatos que também me marcou foi a publicação de uma foto minha no site da Uol. Eu estava na arbitragem dos Jogos Abertos do Interior 2005, em Botucatu, e a minha decisão de desclassificar um atleta repercutiu na imprensa esportiva nacional. Nesse mesmo ano tive o prazer de arbitrar uma partida entre o brasileiro Hugo Hoyama e o cubano Francisco Paco Arado”.

Renato foi um dos condutores da Tocha Olímpica em Presidente Prudente. “Não posso deixar de falar de dois momentos mais que especiais que me aconteceram em 2016. O primeiro foi ser condutor da Tocha Olímpica em Presidente Prudente. O segundo foi ser aprovado para trabalhar nos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, na modalidade de Tênis de Mesa, vendo de perto os grandes nomes do esporte mundial. Foi uma experiência inesquecível”.

Atualmente, Gouveia é servidor municipal e responde pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil e pela Diretoria de Mobilidade Urbana e Educação para o Trânsito. Ainda atua como professor de tênis de mesa no Tênis Clube.

“Quero aproveitar a oportunidade para agradecer primeiramente a Deus, aos meus familiares, a todos os amigos, alunos e atletas da Semepp, do Tênis Clube, Bethel, Rede Municipal de Educação e Sesi. Para vencer, precisamos estar sempre prontos para enfrentar os desafios”, conclui Renato.

Fonte: Secretaria de Comunicação

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Proteção contra força bruta. * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.