Acompanhe a cerimônia de posse do novo presidente dos E.U.A

Solenidade é marcada por forte esquema de segurança, em função do temor por novos e violentos protestos

Joe Biden
Washington D.C. – O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, toma posse nesta quarta-feira (20/1) com uma cerimônia marcada por forte esquema de segurança, em função do temor por novos e violentos protestos antidemocráticos alimentados pelos seguidores do presidente que se despede, o republicano Donald Trump, e pelas medidas sanitárias para conter o avanço do novo coronavírus.

Não à toa, diante da tensão que ronda o momento atual do país, as autoridades norte-americanas e as forças de segurança prepararam um esquema ainda mais rígido e repleto de protocolos de segurança e sanitários. Os moradores de Washington, D.C. tiveram que se acostumar com uma preparação de guerra, com 25 mil agentes da Guarda Nacional vigiando a capital.

Não haverá público em frente ao National Mall (Passeio Nacional). Foram instaladas 200 mil bandeiras dos estados do país, representando aqueles que não poderão comparecer. Pouco mais de 1 mil convidados (entre eles, o ex-presidente Barack Obama, congressistas e funcionários do governo) estarão presentes.

A cerimônia começa com uma oração do padre Leo O’Donovan. Depois, Lady Gaga cantará o Hino Nacional dos Estados Unidos. A cantora fez campanha para Biden e Harris no ano passado. A posse também terá apresentação de Jennifer Lopez e Garth Brooks.

Após a cerimônia no Capitólio, Biden e Harris participam de uma solenidade de saudação militar. Presidente e vice se juntam depois aos ex-chefes do Executivo Barack Obama, George W, Bush e Bill Clinton para uma visita ao cemitério militar de Arlington, na Virgínia, onde farão uma homenagem a soldados norte-americanos mortos em guerras. Em seguida, eles retornam à Casa Branca.

Veja imagens de Washington D.C.:

Primeiras medidas

Horas antes da posse, o gabinete de transição de Joe Biden anunciou uma série de medidas que serão tomadas no início do mandato do norte-americano.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Proteção contra força bruta. * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.