Câmara declara banda do CPI-8 como patrimônio cultural imaterial de Prudente

Banda Regimental de Música promove dezenas de apresentações e executa o Educação Cívica na Escola

Foto:Arquivo/Comunicação CMPP

A 17ª Legislatura da Câmara Municipal apreciou e aprovou o Projeto de Lei Nº 1139/17, de autoria do vereador Mauro Neves, que declara a Banda Regimental de Música do Comando de Policiamento do Interior Oito (CPI-8) como patrimônio cultural imaterial de Presidente Prudente.

O PL, aceito na Sessão Ordinária da última segunda-feira (20), reconhece o valor histórico e cultural da banda. Com este feito, o dispositivo considera que a mesma se torna “comprometida com a divulgação da cultura, por meio da música em apresentações e concertos, ajudando no processo de desenvolvimento cultural do cidadão”.

Desde 2009, por exemplo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Câmara Municipal, a Banda Regimental de Música do CPI-8 realiza o Projeto “Educação Cívica na Escola”.

Além disso, se apresenta anualmente nos desfiles das comemorações da Revolução de 1932, no dia 9 de julho; além da Independência do Basil, no dia 7 de setembro; e no aniversário de Presidente Prudente, no dia 14 de setembro; e dezenas de outras apresentações.

Confira abaixo o histórico completo da Banda Regimental de Música do CPI-8, anexo ao Projeto de Lei de autoria do vereador Mauro Neves.

A Banda Regimental de Musica (BRM) do Comando de Policiamento do Interior Oito (CPI-8), considerada uma das melhores do Estado de São Paulo, instituída na região de Presidente Prudente, vem ao longo dos anos divulgando a cultura por meio da música nos mais diversos setores da sociedade, participando de eventos cívico-militar e realizado concertos, apresentações recepções e homenagens, além de atender diversas outras solicitações de organizações publicas e particulares, com destaque especial para as ações sociais.

A história de sucesso da Banda de Música do CPI-8 iniciou-se no dia 14 de dezembro de 1970, com sua criação junto ao então Batalhão denominado 18º Batalhão Policial (Unidade criada em nosso município no ano de 1965, a partir da antiga 3ª Companhia Independente, de 1944). No inicio contava com um efetivo de 14 policiais músicos, sendo o então 2º Sargento PM Hélio Ambrósio, seu primeiro Regente. Hoje a atuação da Banda coincide com a área territorial do CPI-8, a ele estando diretamente subordinada e atendendo ao todo, 67 municípios que compõe sua área no Oeste Paulista e Médio Vale do Paranapanema, contando com uma população aproximada de um milhão e cem mil pessoas.

Ressalta-se que a concepção de bandas nas instituições militares, no passado tinha como objetivo levar entretenimento ao efetivo que estava aquartelado e proporcionar a musicalização dos eventos e solenidades militares.

Ao longo dos anos, a própria evolução da Policia Militar do Estado de São Paulo promoveu uma completa e irrestrita integração das Bandas Regimentais com a comunidade, em perfeita harmonia com a filosofia de Policia Comunitária, exatamente o que veio a ocorrer na região do atual CPI-8 nas ultimas décadas.

Nesse diapasão, a Banda Regimental de Música do CPI-8 realiza atualmente duas importantes ações sociais:

1)        “Educação Cívica na Escola”, iniciativa em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com a Câmara Municipal de Presidente Prudente.

2)        “Programa Feliz Natal”, realizado desde o ano de 2000 nos meses de novembro e dezembro, em entidades assistenciais e filantrópicas da região, tais como asilos, creches, abrigo de idosos, associação dos deficientes visuais, hospitais psiquiátricos, APAE, dentre outras.

O objetivo é oferecer boas músicas e cultivar o espírito natalino de solidariedade e inclusão social, proporcionando uma mudança de rotina por meio de apresentações musicais com repertório variado, tendo impactado diretamente a vida de mais de 7.000 (sete mil) pessoas, desde a criação do programa até os dias atuais.

Destacam-se também as apresentações da Banda nas já tradicionais formaturas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), da Polícia Militar, em conjunto com as Secretarias de Educação de Presidente Prudente e de Municípios da região, presente em toda a rede pública de ensino, incluindo Escolas particulares, além dos demais eventos comemorativos e de formaturas da própria Instituição.

Também ocorrem varias apresentações em eventos públicos e em concertos de finais de ano, abertos ao público, colocando a BRM em evidência pela qualidade e versatilidade de seus músicos, que são pouco mais de uma dezena de talentosos policiais de Presidente Prudente e da Região.

É fácil de verificar que a tradicional e importante Banda Regimental de Música do CPI-8, possui a importante responsabilidade de estimular uma maior interação entre a Polícia Militar, que é a Força Pública de São Paulo e a comunidade regional, tendo na sensibilidade da música o valor que constitui elementos essenciais na formação ética e moral do individuo, na construção de uma sociedade mais rica em valores culturais.

Diante de sua rica história, se verifica que a Banda Regimental de Música do CPI-8 é um patrimônio imaterial pertencente ao Município de Presidente Prudente e precisa ser preservado para que permaneça na memória do povo Prudentino, motivo pelo qual submeto o presente projeto à apreciação dos Nobres Pares a quem rogo o indispensável apoio para sua aprovação.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Proteção contra força bruta. * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.