Prudente adere ao World Crossminton Day neste sábado

Prudente adere ao World Crossminton Day neste sábado

World Crossminton Day acontece no mundo inteiro no próximo sábado (04) e em Presidente Prudente a equipe ADOAR/SEMEPP de crossminton e o Governo de Presidente Prudente aderiram a esse dia mundial no ginásio de treinamento que fica na Vila Iti, ginásio Marcelo Siqueira, das 15:00h às 17:00h.

Este evento esportivo faz parte do calendário internacional da ICO – Internacional Crossminton Organisation quanto à divulgação do esporte no mundo. Prudente foi uma das cidades escolhidas para comemorar a data, já que vai sediar uma etapa nacional de crossminton no mês de agosto com pontuação internacional no ranking da ICO, tudo isso graças ao trabalho que o SESC de Prudente e o ClubRacket fizeram na região no ano passado.

Neste dia, todos os praticantes de Crossminton vão se dedicar a prática da modalidade com o intuito de divulgação e estarão abertas as quadras para todos que ali chegarem para conhecer esse novo esporte de raquete. As cidades no país que vão participar serão São Paulo, São Bernardo do Campo, Jacareí, Taubaté, Tremembé, Campinas, Presidente Prudente.

O Crossminton era no início conhecido como Speedminton, nome dado quando foi inventado no final dos anos 90 pelo alemão Bill Brandes, um grande entusiasta do badminton que queria jogar essa modalidade em qualquer lugar.

Dentre as mudanças feitas estão: a eliminação da rede, uma “peteca” mais pesada para se tornar menos vulnerável ao vento e o aumento da cabeça da raquete, tornando-se mais parecida com uma raquete de squash. Os golpes do crossminton são uma mistura do badminton, tênis de mesa e tênis de campo. As medidas da quadra é a área de serviço de duplas do tênis de campo (5,50m x 5,50m) e as distancias entre as mesmas (12,80m). Quando esse esporte é praticado ao ar livre, pode-se utilizar uma quadra de tênis de campo para formar duas quadras de crossminton. Normalmente, as disputas de crossminton ocorrem em quadras fechadas (indoor). Uma curiosidade interessante é que na disputa em duplas, os dois atletas da dupla ficam juntas no mesmo espaço de 5,50m x 5,50m e quem serviu sempre deve ficar atrás do parceiro durante a disputa sob pena de perda do ponto. A contagem da pontuação é até 16 pontos e de 3 set. Quem perder o 1º set começa o 2º set. Cada serviço é como no tênis de campo, o atleta tem 3 petecas para realizar.

O Crossminton iniciou em 2001 como uma tendência, cresceu como um esporte da moda na Europa e agora está crescendo em todas as partes do mundo. Este esporte é um misto de badminton, tênis de campo, tênis de mesa, squash. Quem joga esses esportes consegue de divertir com o crossminton. Pois, segundo o coordenador da equipe prudentina, Edmilson Anzai, o esporte é muito fácil, não cansa, uma pessoa sem nenhum preparo físico consegue jogar desde que tenha algum golpe de visão que requer o tênis de mesa, o badminton, o tênis de campo, o squash e o vôlei.

Fonte: Secretaria de Comunicação

PUBLICIDADE

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Proteção contra força bruta. * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.