Uma foto de um jogo de futebol fez esta atleta sofrer assédio online

Olhe pra foto abaixo. Sim, é só uma jogadora dando um chutaço durante uma partida, certo? Para muitos homens trolls não. Esta imagem – muito bem fotografada – rendeu comentários sexuais, machistas e abusivos.

Tayla Harris tem 21 anos e é uma jogadora de futebol australiano do Carlton Football Club. A imagem de uma de suas partidas em um campeonato local foi postada no Facebook pelo 7AFL, um canal australiano de esportes, e logo recebeu uma enxurrada de comentários sexistas.

Segundo ela, foi um assédio online tão violento, que quase se sentiu “sexualmente abusada”. “Os comentários que eu vi foram de abuso sexual, se é que você pode dizer isso, porque foi repulsivo e me deixou muito desconfortável”, contou Harris em entrevista a uma rádio local. “Se estas pessoas estão dizendo coisas assim pra alguém que nem conhecem em uma ambiente público, imagina o que estão falando e fazendo a portas fechadas”, disse. “Talvez isso seja onde começa de violência doméstica, onde começa o abuso”, alertou.

Diante das agressões, o canal alega não ter conseguido monitorar os trolls e preferiu apagar a imagem, o que só piorou a situação, já que muita gente entendeu que eles não estavam apoiando a atleta. Em uma nova postagem, eles se desculparam pelo ocorrido.

 Autoridades locais saíram em defesa da jogadora. O primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, disse que a ação é vergonhosa e chamou os trolls de “fracos”. Já a Ministra da Mulher na Austrália, Kelly O’Dwyer declarou estar enojada.
E mesmo diante da tamanha repercussão, ainda tiveram homens comentando coisas como “se as mulheres usassem shorts do tamanho dos jogadores masculinos, isso não aconteceria” ou “esta foto já é meu papel de parede do celular”. Este é só mais um caso que exemplifica o cotidiano de abusos que nós, mulheres, sofremos todos os dias. Não é o primeiro e, infelizmente, não é o último.

Depois de tanta repercussão, Tayla fez questão de mostrar que não se intimidou com os babacas de plantão e  lançou um desafio em suas redes para ver quem reproduz o seu famoso chute. No vídeo, ela ainda deixa um recadinho: “Bom dia a todos, menos pros trolls online!”.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Proteção contra força bruta. * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.