Bolsonaro aponta general como responsável pela pasta do Esporte

Resultado de imagem para Marco Aurélio Costa Vieira

Presidente eleito escolheu Marco Aurélio Costa Vieira para setor, que perderá status de ministério; no currículo, general tem experiência na área de operações da Rio-2016

Sem status de ministério, o Esporte já tem o nome de seu comandante para o governo que começa em 2019: o presidente eleito Jair Bolsonaro apontou o general Marco Aurélio Costa Vieira para comandar a secretaria. A informação foi publicada pelo “Uol Esporte”.

Nos Jogos Rio-2016, Marco Aurélio era subordinado direto de Carlos Arthur Nuzman e foi responsável por comandar a área de operações das Olimpíadas. A indicação ainda não foi confirmada oficialmente pela assessoria do gabinete de transição.

O nome de Marco Aurélio na secretaria vai na contramão do esperado: Lars Grael, lendário velejador brasileiro e último secretário de Esportes do país (em 2003, o então presidente Lula separou as pastas e criou um Ministério), era o favorito para assumir o posto no governo Bolsonaro. No mais, a expectativa era de que o presidente eleito optasse por um civil no cargo.No início de novembro, a revista Época apontou Vieira como alguém que poderia ser a primeira ‘pedra no sapato’ de Jair Bolsonaro. A publicação afirmou que o general seria ‘peça central’ (ao lado do vice eleito general Mourão) em esquema fraudulento. O material, relatado em dossiê de 1.452 páginas, mostra possíveis irregularidades na contratação de um Simulador de Apoio de Fogo (Safo) pelo Exército.

Marco Aurélio Costa Vieira é doutor em Ciências Militares, foi diretor de Educação Superior do Exército (de 2009 a 2012, quando foi contratado pelo Comitê Organizador da Rio-2016) e adido Militar em Madri. Na preparação para os Jogos, ele acabou rebaixado e ficou responsável pelo revezamento da tocha.

 

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Proteção contra força bruta. * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.