5 cuidados essenciais na manutenção de motos esportivas

5 cuidados essenciais na manutenção de motos esportivas

As manutenções preventivas e corretivas são essenciais para qualquer tipo de moto. Para as motos esportivas, no entanto, elas ganham uma importância especial. Afinal, uma pequena falha nas motos de alto rendimento pode colocar em risco a segurança do motociclista.

Devido às altas potências e, muitas vezes, altas velocidades a que estas motocicletas são submetidas, elas precisam de muito mais atenção na hora da manutenção. Mais do que cuidar da moto, esse tipo de cuidado também preza pela segurança do piloto.

No post de hoje, compartilharemos 5 cuidados que devem ser tomados em uma oficina mecânica durante a manutenção de motos esportivas.

5 cuidados na manutenção de motos esportivas

A seguir você vai conferir os itens que devem passar pela sua avaliação profissional e que não podem ficar de fora do seu radar. Afinal, uma falha em algum deles pode ser catastrófica, tanto para a moto quanto para o piloto.

1. Freios

Os freios são os itens de segurança mais importantes das motos esportivas. Afinal, eles são submetidos a regimes extremos de freadas e precisam estar em dia para que nenhum incidente aconteça com o piloto e com seu garupa, se for o caso.

Por isso, é importante orientar os seus clientes para que chequem os freios mensalmente. No seu caso, como mecânico, sempre verifique se há excesso de pó preto, pois isso pode indicar que há algo errado e as pastilhas estão sendo desgastadas mais rápido que o normal.

Se, durante a freada, o cliente estiver ouvindo um barulho de ferro com ferro, é indicado que troca não seja postergada e o disco de freio deve ser poupado.

Qualquer vibração no guidão, ocasionada pela freada, deve ser imediatamente corrigida. Problemas com os sistemas ABS e CBS também não devem persistir na moto, eles podem ser detectados facilmente por meio de um scanner.

2. Pneus

Os pneus também merecem atenção redobrada do piloto, pois as motos esportivas costumam ser bastante pesadas, e isso exige bastante dos pneus.

Ficar atento para bolhas e desgastes irregulares é o primeiro passo. É preciso alertar seu cliente para que ele evite trafegar com o pneu careca ou mesmo muito desgastado. Em altas velocidades, esse componente pode não aguentar e romper-se sem aviso, ocasionando acidentes.

3. Filtro de ar

O filtro de ar é o pulmão da moto. Sem ele, o motor não conseguirá colocar ar de boa qualidade dentro da câmara de combustão e conseguir a melhor queima. Quanto mais limpo e desobstruído o ar, melhor a queima e o motor desenvolve mais potência.

Por isso, limpe o filtro e indique ao cliente a troca quando necessário. Além de garantir sempre a potência máxima, você também evita que detritos e contaminações entrem dentro do motor e prejudiquem as peças internas.

4. Corrente

Apesar de simples, a corrente é um componente muito importante do conjunto. Afinal, ela é a responsável por levar a potência do motor à roda traseira.

Por isso, o ideal é que ela esteja sempre limpa e lubrificada da maneira correta, sem utilizar lubrificantes que não são indicados para o serviço.

5. Sistemas eletrônicos

Motos esportivas, principalmente as mais modernas, contam com sistemas eletrônicos avançados, capazes de ajustar desde a tocada do motor, até o comportamento da suspensão.

Por isso, fique de olho para qualquer mau funcionamento desses sistemas e não deixe nenhum deles, por menor que seja, persistir. Os sistemas eletrônicos, quando não estão funcionando corretamente, podem prejudicar e muito os componentes da moto. A boa notícia é que dá para identificá-los com facilidade por meio de um scanner de motos.

Que tal aprimorar os seus conhecimentos sobre manutenção de motos esportivas e as facilidades de um scanner de motos? Então entre em contato com a gente e veja como podemos auxiliá-lo!

PUBLICIDADE

 

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Proteção contra força bruta. * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.