Advogada Luciana Farias será homenageada com a “Comenda IAPE”

Reconhecimento público se dará pela atuação da advogada suzanense à frente do Conselho Federal do Instituto dos Advogados Previdenciários (IAPE), no mandato 2015/2017, e, especialmente, em razão de sua dedicação à causa previdenciária

 

A suzanense Luciana Moraes de Farias vai receber nesta sexta-feira (5 de outubro) a “Comenda IAPE”, outorgada pelo Conselho Federal do Instituto dos Advogados Previdenciários (IAPE). A homenagem será entregue durante sessão solene, na Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista, São Paulo), às 13 horas. O reconhecimento público se dará em razão da atuação da advogada na presidência do colegiado no mandato 2015/2017, e, especialmente, de sua dedicação à causa previdenciária.

A outorga do título à Luciana integra a programação alusiva aos 30 anos da Constituição Federal do IAPE, que, em  2018 tem como mote a discussão dos avanços e dos retrocessos na Seguridade Social no Brasil. Além da sessão solene, haverá uma série de palestras organizadas por parte do Conselho, das 9 às 14 horas. Luciana, inclusive, será uma das expositoras. Ao meio-dia, antes de ser condecorada, a advogada vai ministrar o tema “A evolução dos acidentes de trabalho após 30 anos de Constituição”.

 

Com 18 anos de carreira, a suzanense foi a primeira mulher na história do IAPE a presidir a Diretoria do Conselho Federal do colegiado sendo, ainda, a primeira profissional de Direito da região do Alto Tietê a ser conduzida ao cargo. No comando entre 2015 e 2016 do instituto nacional de Direito Social, que tem 16 anos de história e mais de 3 mil associados, Luciana visitou as unidades descentralizadas por todo o País da  entidade e promoveu um sem-número de eventos, entre cursos, palestras e workshops, só para citar algumas atividades.

No período, a advogada ainda participou de diversas audiências públicas sobre a Reforma da Previdência, no Senado Federal, na Câmara dos Deputados, no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e em outras organizações de igual representatividade.

 

Luciana também organizou dois Congressos Internacionais: em 2015, na Corte Interamericana de Direitos Humanos, e em 2016, na Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra, com direito à participação de juristas nacionais e internacionais. Foi a primeira vez, inclusive, que advogados brasileiros marcaram presença na iniciativa.

 

 “É muito gratificante receber esta comenda, ainda mais porque grandes juristas, nos quais me espelho e pelos quais tenho grande admiração, já foram homenageados com ela. No período em que estive à frente do IAPE, me dediquei de corpo e alma à causa. Assim, recebo esta homenagem como uma espécie de reconhecimento”, afirma a profissional, que defende a necessidade de uma reforma da Previdência Social no País, “mas desde que com critérios justos, claros, bem analisados, discutidos com a sociedade e, principalmente, embasados em estudos e cálculos atuariais”.

 

Perfil

Filha dos advogados aposentados Luiz Augusto de Farias e Ana Maria Moraes de Farias e irmã do advogado Luiz Augusto Moraes de Farias, Luciana trabalha com Previdência há 18 anos. Graduou-se em Direito, pela Universidade Braz Cubas (UBC), em 1999, e tem especialização em Processo Civil, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP), bem como em Previdência, pela Escola Superior de Direito (ESP).

Ainda na PUC, a profissional cursou mestrado em Direito Previdenciário e, na Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg), frequentou o curso Política e Estratégia.

Luciana também é professora universitária, coordenadora de pós-graduação e do curso de extensão em Direito Previdenciário e do Trabalho em vários estados brasileiros, além de autora do livro “Auxílio-Acidente” e coordenadora do livro “Temas Atuais da Seguridade Social”.

Nos últimos anos, a profissional recebeu outros prêmios. Entre eles o título de “Advogada do Ano”, outorgado pelo Poder Legislativo de Suzano por indicação da 55ª subseção da OAB. 

 

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Proteção contra força bruta. * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.