Unoeste Transforma: mais de 5 mil atendimentos em Mirante

O Programa Unoeste Transforma foi recebido neste sábado (25), em Mirante do Paranapanema (SP), como o maior evento de prevenção à saúde do oeste paulista. Realizada na Escola Municipal Professora Zenóbia Gregório Campelo Cabral, a iniciativa contabilizou 5.580 mil atendimentos em 40 atividades para um público rotativo de mais de mil moradores, conforme estimativa do Corpo de Bombeiros da cidade. A realização envolveu a Prefeitura e teve as parcerias da Associação Mirantense de Combate ao Câncer, Sindicato Rural (patronal), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sicred.
 
Para o prefeito Átila Dourado, que é médico e teve parte de sua formação na Unoeste, o programa de extensão, além de promover a prevenção, pode detectar diagnóstico precoce. Analisa tais questões como aliadas na oferta de qualidade de vida para a população de 17 mil habitantes, dos quais 41% (IBGE) estão na zona rural do município com 1,2 mil Km2 de extensão territorial e que abriga o maior número de assentamentos da reforma agrária no país: 38, com cerca de 7 mil pessoas  vinculadas à agricultura familiar.
 
O secretário municipal de saúde Flávio Henrique Lima, enfermeiro egresso da universidade, afirma que o evento foi muito bem recebido como apoio à prevenção, condição que é a busca como melhoria de qualidade de vida e redução dos gastos com saúde. Comenta que Mirante do Paranapanema está entre os municípios paulistas que mais investe neste setor, com a aplicação de 32% do seu orçamento para oferecer cobertura 100% em 12 especialidades. Disponibiliza ainda viagens para atendimentos em hospitais de outras cidades, especialmente em Presidente Prudente e Primavera, no município de Rosana.   
 
A rede municipal possui três Estratégias de Saúde da Família (ESFs), uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com Pronto Atendimento 24 horas e outras quatro ESFs nas seguintes localidades: distritos de Cuiabá Paulista e de Costa Machado; assentamentos Che Guevara e São Bento, mais conhecido como Pé de Galinha. Na unidade e em todas as estratégias, instalados em prédios próprios, existem farmácia e consultório odontológico. Também são proporcionados exames laboratoriais. Junto a tudo isso, o Unoeste Transforma também é visto como incentivo à atenção primária.
  
A diretora municipal de saúde, Letícia Farias Gomes Garcia, comenta que na atenção primária, ainda que a cultura das pessoas sinalize para as práticas curativas, as ações preventivas também fazem parte. Outros profissionais da área se manifestaram no mesmo sentido: os coordenadores de saúde bucal Maria Angela da Rocha Moreno Nascimento, de fisioterapia Marisa Zanetta Passos, de epidemiologia Jurandir Alves de Oliveira e das ESFs Maria Genoci do Carmo. Para eles, em uma manifestação com caráter de reivindicação, o evento é tão bom que deveria ser o dia todo.
 
Mesmo pensamento manifestado por pessoas que se se beneficiaram com os atendimentos, como são os casos do produtor rural Celso Vicente Barbosa e a dona de casa Rosangela Ferreira Cassiano. “Esse evento está sendo muito gratificante para todas as pessoas que estão aqui. Só tenho a agradecer a todos os envolvidos na realização e o bom atendimento”, comenta Barbosa.  A Prefeitura envolveu 108 pessoas nos serviços de estrutura e atendimento, contando ainda com a presença do prefeito Átila, da vice-prefeita Lúcia Góes e da primeira dama Laís Fernanda Silva Bazan.
 
Pela Unoeste, o envolvimento foi de 149 estudantes de diferentes cursos, 18 professores e o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, juntamente com o pessoal de apoio. “O evento está tendo um bom impacto, com expressiva participação da população. Temos que parabenizar nossos parceiros pela excelente organização, proporcionando que a equipe da universidade aplique o conhecimento para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Estamos fazendo o que a universidade se propõe a fazer: transformando comunidades”, afirma Guelfi.
 
Entre os serviços de saúde ofertados pela Unoeste constam a aferição de pressão arterial, teste de glicemia, dosagem de colesterol total, teste de Adams, acuidade visual, orientação sobre o câncer de mama, avaliação e exame de câncer de próstata, avaliação do índice de massa corporal, orientação sobre doenças causadas pelo álcool e fumo, orientação e prevenção do câncer de boca, avaliação e orientação nutricional, triagem e orientação nas áreas de linguagem, voz e audição; além de outros serviços como: alongamento e zumba, recreação infantil, exposição sobre a fauna regional, produção de fotografia e produção de audiovisual para evento.
 
O professor do curso de Artes Visuais e artista plástico Josué Pantaleão pintou um quadro durante o evento e deu de presente ao prefeito Átila.  A próxima edição do Unoeste Transforma está prevista para o dia 6 de outubro em Presidente Epitácio (SP).
 

 

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Proteção contra força bruta. * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.