Governo de Prudente é representado em 7° Fórum da Undime, em Recife

Governo de Prudente é representado em 7° Fórum da Undime, em Recife

A secretária municipal de educação, Sônia Maria Pelegrini, representou o Governo de Presidente Prudente no 7º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação, ocorrido nesta semana em Recife (PE).

Com o tema “O direito à educação e a garantia ao acesso, à permanência e à aprendizagem”, o evento reuniu aproximadamente 1.500 participantes, entre dirigentes municipais de educação e educadores de todo o país. A proposta do Fórum está pautada em assuntos como financiamento da educação; implementação da Base Nacional Comum Curricular; o papel do professor no processo de ensino e aprendizagem; as políticas e programas para garantir o direito à educação, ao acesso, à permanência e à aprendizagem, entre outros.

Foram quatro dias de intensas atividades, que incluíram conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas temáticas e visitas às salas de atendimento governamental (Fundo de Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino – Sase, Secretaria de Educação Básica – SEB, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – Secadi, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, Ministério da Saúde – MS) e aos estandes do Conviva Educação e dos parceiros institucionais da Undime (Ação Educativa, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Fundação Itaú Social, Fundação Lemann, Fundação SM, Fundação Telefônica-Vivo, Instituto Alana, Instituto Natura, Unicef e União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – Uncme).

Pelegrini ressaltou a importância dos assuntos em debate para o planejamento e a gestão da educação pública em nosso município. “A participação dos Secretários é essencial nestes encontros nacionais, pois neles são deliberados assuntos relativos à Educação municipal no Brasil. Neste fórum estamos defendendo junto ao MEC, o não corte de verbas da Educação e a manutenção do PNE, principalmente a meta 20, sobre financiamento, para que possamos dar continuidade ao PME.

Além disso estou conhecendo e negociando projetos e parcerias, sem custo ao município para serem implantação em Presidente Prudente, com o Instituto Natura, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e Mira Educação software.”, declarou.

Abertura

A solenidade de abertura do evento contou com a presença do Presidente da Undime, Alessio Costa – Dirigente Municipal de Educação Alto Santo/CE, do Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Silvio Pinheiro, do Secretário de Estado da Educação de Pernambuco, Fred Amâncio, entre outros.

A cerimônia também teve a presença do Ministro da Educação, Rossieli Soares, que, dentre sua fala, abordou sobre o início do programa Gestão para Educação Municipal (GEM), que tem o objetivo de apoiar a formação continuada dos dirigentes e técnicos municipais de todo o país no processo de implementação de políticas educacionais e na correta aplicação dos recursos no setor, além de lançar a sexta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa.

O Fórum

O 7º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação, realizado pela Undime, em Recife, terminou nesta sexta-feira (17). Na programação, mesas-redondas, conferência e debates.

Ao final do 7º FNEx, a Undime aprovou a Carta do 7º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Proteção contra força bruta. * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.