Frente Parlamentar discute regulação de vagas de UTIs na próxima segunda

Frente Parlamentar discute regulação de vagas de UTIs na próxima segunda

Vereador também entregou ofício sobre assunto para secretário adjunto de Estado da Saúde

 

Na próxima segunda-feira (27), a partir das 15h, a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde da Câmara Municipal de Presidente Prudente realiza uma reunião pública para discutir a regulação das vagas de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) e Semi UTIs da cidade.

Atualmente esta regulação é realizada pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS) do Governo do Estado de São Paulo, que fica totalmente centralizado na capital paulista. As informações são constantes do Requerimento Nº 05370/17, de iniciativa do vice-presidente da Casa de Leis, vereador Demerson Dias (Demerson da Saúde), que é presidente da Frente Parlamentar, aprovado na Sessão Ordinária dessa segunda-feira (20).

Além do presidente Demerson Dias, a Frente Parlamentar ficou composta como vice-presidente Izaque Silva; secretário William Leite; e membros Adão Batista, Profª Alba Lucena, Anderson Silva, Elza do Gás, José Tabosa e Natanael Gonzaga.

Criada pela Resolução Nº 326, a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde tem, como um dos objetivos, intermediar a integração entre as esferas governamentais para solucionar possíveis problemas oriundos de conflitos de competências.

Serão convidadas para esta reunião autoridades relacionadas a área da saúde no município e também do Estado; Ministério Público do Estado de São Paulo (MPE-SP) em Presidente Prudente; representantes de hospitais públicos e privados; unidades de saúde do município e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Ana Jacinta e da Zona Norte; Conselho Municipal de Saúde; entre outros.

De acordo com o presidente da Frente Parlamentar, Demerson da Saúde, a ideia é “buscar posicionamentos diversos sobre o assunto e levá-los ao Governo do Estado para que não ocorram mais fatalidades, como as recentes” em Presidente Prudente.

Ofício sobre CROSS

Também nesta segunda-feira, mas no período da manhã, o vice-presidente do Legislativo municipal e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde, vereador Demerson Dias, entregou um ofício ao secretário-adjunto de Saúde do Estado, Antônio Rugolo Júnior, sobre a regulação de vagas através do CROSS.

“Solicito que a Secretaria Estadual de Saúde descentralize a central de regulação de vagas e que passa a central de regulação em Presidente Prudente, para funcionar na DRS XI do município. Com o atual modelo temos tido grandes problemas com filas de espera, o que tem causado também grandes transtornos para os pacientes que necessitam de vagas de semi UTI e UTIs do município, inclusive com dois óbitos recentes”, alertou o parlamentar no documento.

O secretário-adjunto de Saúde do Estado esteve na cidade acompanhando a primeira-dama do Governo do Estado de São Paulo, professora Lúcia França, em visita ao Hospital Regional (HR), onde ocorreu a entrega do ofício, além da Santa Casa de Misericórdia e Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente e Região (HRCPP).

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Proteção contra força bruta. * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.