Defesa Civil Municipal realiza combate a incêndios na Operação Estiagem

Defesa Civil Municipal realiza combate a incêndios na Operação Estiagem

As equipes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil foram acionadas pelo Cobom (Centro de Operações do Corpo de Bombeiros) para atender duas ocorrências de incêndio em cobertura vegetal neste domingo (02/08).

A principal ocorrência de incêndio em cobertura vegetal foi no bairro Terras de Imoplan, uma vez que o fogo ameaçava atingir imóveis colocando em risco a vida dos moradores locais, bem como prejuízos à fauna e flora. Considerando a emergência, o Cobom acionou as viaturas e o caminhão pipa da Defesa Civil que estava sendo utilizado em conjunto com o Corpo de Bombeiros.

No local, o responsável pela coordenadoria, Renato Gouvêa, o chefe de Brigada, Reinado Santos, e o agente brigadista Lucas Toledo iniciaram o combate ao fogo que já estava bem próximo de uma das casas. Posteriormente, chegou uma guarnição do Corpo de Bombeiros e, após duas horas de trabalho, o incêndio foi controlado e o local deixado em segurança.

A Defesa Civil alerta que colocar fogo em mato ou lixo, mesmo quando dentro de propriedade particular, pode ser considerado crime. Isto porque resíduos de materiais queimados são jogados na atmosfera, causando poluição e possíveis danos à saúde humana, o que é punido pela Lei Nº 9.605/1998, que é a Lei de Crimes Ambientais. Além disso, a prática criminosa oferece riscos às espécies da fauna e flora do local.

A Lei Municipal de Nº 7726/2012 proíbe queimadas de qualquer natureza, seja para o emprego do fogo para fins de limpeza de terrenos, preparo de solo para plantio, marginais de rodovia, margens de rios, lagos e matas de todas as espécies dentro de Prudente. Aos infratores desta lei, fica estabelecida multa de 150 UFMs (Unidades Fiscais do Município), isto é, de R$ 573. Na reincidência, a atuação é dobrada.

Cabe ressaltar que o pedido de apoio à Defesa Civil ocorre quando o Corpo de Bombeiros precisa de apoio de brigadistas e caminhão pipa ou quando as viaturas da corporação estão empenhadas em outras ocorrências de incêndio, acidentes e demais solicitações em Presidente Prudente e região.

Fonte: Secretaria de Comunicação

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Proteção contra força bruta. * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.