Projeto na Escola Clotilde dá novo colorido para muro da escola e resgata memória afetiva

Projeto na Escola Clotilde dá novo colorido para muro da escola e resgata memória afetiva

Muitas gerações trazem na memória como boas lembranças da infância as brincadeiras antigas, como “Balança Caixão”, “ Dança das Cadeiras”, “ Beijo , Abraço, Aperto de Mão”, “ Queimada”. E é este sentimento que a criatividade do Professor Itamar Xavier, do Programa Cidadescola, da Seduc- Secretaria Municipal de Educação, quer resgatar nos moradores das proximidades da Escola Municipal Clotilde Veiga, mais conhecida como creche Clotilde com o projeto “ Libere a Criança que Existe em Você”.

Por meio do projeto o professor Itamar Xavier criou painéis coloridos no muro da Escola que retratam personagens das história em quadrinhos como Garfield, Rabujento, Galinha Pintadinha, Peppa Pig, Dora Aventureira, Perna Longa, Gato Félix , Coragem o Cão Covarde. Nas calçadas foram criados Amarelinha e Caracóis Lúdicos.

“ Queremos interagir não só com os alunos da escola, que adoraram a novidade e se divertiram com todo o processo de criação, como também com a população do entorno. A direção da escola me convidou para realizar este painel e eu vi na proposta uma oportunidade de fazer uma intervenção no bairro, e regatar estas lembranças tanto dos personagens infantis como das brincadeiras folclóricas mais antigas, que ficam no imaginário dos adultos. No caso das amarelinha e caracol é uma forma de trabalhar nas crianças a matemática, a coordenação motora, o equilíbrio e movimento”, disse o professor Itamar Xavier, autor dos desenhos.

A Escola Clotilde Ribeiro de Barros foi municipalizada em 2011 e antes era uma entidade filantrópica. O local, situado na rua Neófita Nascimento, na Vila Santa Tereza, atende 201 crianças de 4 meses a cinco anos de idade.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Proteção contra força bruta. * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.